Personalize o conteúdo

 

 

Que alimentos devo evitar na gravidez?

Que alimentos devo evitar na gravidez?

Posso consumir peixe cru? Posso comer queijo não pasteurizado? Posso comer carpaccio de carne? A minha mãe disse-me que quando esteve grávida de mim não tinha cuidados com o que comia. Porque é que devo ter tantas precauções hoje em dia?
 
Imprimir
Partilhe
Que alimentos devo evitar na gravidez?
 

Para evitar qualquer risco de toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença provocada por um parasita transmitido por gatos (também conhecida como "doença dos gatos") e não é grave, exceto em mulheres grávidas que não estejam imunes, podendo causar malformações graves no feto. Para saber se está imunizada contra a toxoplasmose, o seu médico irá prescrever-lhe uma análise ao sangue no início da gravidez. A maior parte das mulheres (cerca de 50% delas) contraíram esta doença sem dar por isso, e como se de uma vacina se tratasse podem vir a formar anticorpos em caso de novo contacto com o parasita.

O número de infeções durante a gravidez é estimado em cerca de 2.700 por ano. Entre estes, cerca de 600 casos são de toxoplasmose congénita (transmitidas para o feto), das quais 175 têm consequências. Para as que não estão imunizadas é essencial que tenha o dobro do cuidado e que cumpra as rígidas regras de higiene alimentar. As precauções são as mesmas para a listeriose: lave a fruta e os vegetais muito bem com vinagre, evite todos os leites e produtos lácteos crus e não pasteurizados, cozinhe bem a sua carne, etc. Evite qualquer contacto com gatos, especialmente com os seus excrementos quando mudar a areia!

Outras regras de higiene importantes

Além das regras anteriores citadas, é importante ter alguns cuidados alimentares com:

  • Verifique sempre a data de validade dos alimentos.
  • Evite comer sobras, ou pelo menos, reaqueça-as bem antes de comer.
  • Lave as suas mãos antes de preparar as refeições e sentar-se à mesa.
  • Assegure-se que todos os sítios onde são guardados os alimentos estão devidamente limpos. Limpe regularmente o frigorífico e os armários com lixívia.

Mesmo seguindo as outras precauções alimentares, lembre-se que o álcool não é recomendado durante a gravidez. Restrinja também o consumo de bebidas estimulantes como o café, chá, ou outras bebidas com alto conteúdo em cafeína, como refrigerantes tipo cola. Opte por café descafeinado e infusões ervas e tisanas (por ex. camomila)

 
414px

Partilhe

Partilhar no Twitter
Partilhar no Facebook
Partilhar no Blogger
Enviar por E-mail