Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Como cuidar do peito durante a amamentação?

Como cuidar do peito durante a amamentação?

 

Amamento desde o nascimento do meu bebé e tem sido uma experiência maravilhosa! No entanto, estou preocupada que os meus seios venham a sofrer as consequências. Que acessórios de amamentação podem ajudar-me?

Quarta-feira, 27 de Abril de 2016

Acessórios para uma amamentação com sucesso!

 

Os bebés não precisam de qualquer tipo de material ou equipamento para mamar, uma vez que o seu peito está sempre "pronto a usar"! No entanto, certos acessórios de amamentação podem revelar-se muito úteis para a ajudar a cuidar do seu peito diariamente e podem facilitar o dar de mamar ao seu bebé. Aqui são explicados em detalhe.

 

Um bom sutiã para seios bonitos!

Ao contrário do que pode pensar, amamentar não tem obrigatoriamente efeitos prejudiciais para o seu peito. Um peito bem suportado não perde nenhum dos seus atrativos! É, contudo, importante que invista na compra (ou que lhe ofereçam de presente!) dois sutiãs de amamentação (dois para que tenha sempre de reserva um sutiã extra lavado), que lhe podem dar um excelente suporte para uns seios que aumentaram significativamente de volume. Outra vantagem é que estes sutiãs de amamentação têm normalmente um sistema de abertura à frente, de forma a facilitar o acesso a cada um dos seios, sem ter de tirar muita roupa de cada vez que tem de amamentar o seu bebé.

Os nossos conselhos para escolher e comprar um sutiã de amamentação adequado para si:

  • Tamanho: Se comprar o sutiã antes do nascimento do bebé, deve esperar pelo menos até ao oitavo mês de gravidez, para que o seu peito já tenha crescido o suficiente para escolher um tamanho adequado de sutiã.
  • Tamanho: Se decidir comprar o sutiã após o nascimento do bebé e da “subida de leite” (isto também se aplica no caso anterior) siga os conselhos de uma boa vendedora, que saberá aconselhá-la sobre o tamanho adequado, de maneira a que o sutiã proporcione um suporte perfeito do seu peito, e que não aperte as suas costas nem deixe marcas na sua pele.
  • Alguns modelos não têm armação e outros têm arames flexíveis na parte inferior da copa. A escolha é sua, o importante – claro – é que se sinta confortável.
  • De preferência opte por um sutiã de algodão, mais suave para a sua pele, bem como para a pele do seu bebé, resistente e pode ser lavado a altas temperaturas para uma maior higiene! Há também modelos de microfibra, muito bonitos e práticos. A escolha deve ser sua!
  • Escolha sutiãs com alças largas, especialmente se o seu peito for grande e necessitarem de um suporte particularmente eficaz.
  • Compre um sutiã branco e outro preto, de modo a que resulte discreto por baixo de uma camisa branca e atraente com uma camisa escura.
  • É possível que tenha de usar o sutiã de amamentação durante o dia e durante a noite, em especial no início, pelo que é importante que seja confortável.
  • Hoje em dia, existem alguns sutiãs muito bonitos, e até atraentes (sexy!). Lá porque está a amamentar não quer dizer que o sutiã tenha de ser 100% liso, não tem de ser unicamente prático e funcional!
  • Também pode considerar os corpetes de amamentação (com sutiã integrado) ou sutiãs que cruzam nas costas, muito confortáveis e que fazem maravilhas debaixo de uma roupa mais justa.
  • Tenha particular atenção ao sistema de abertura da copa, que tem de ser muito fácil de manipular! No momento de dar de mamar ao seu bebé, vai precisar de toda a sua destreza para o conseguir abrir apenas com uma mão!

 

Discos de amamentação

Os discos de amamentação suaves servem para recolher o excesso de leite produzido pelo peito principalmente durante as primeiras semanas. São muito úteis para evitar nódoas de leite na roupa entre as mamadas! Mude-os regularmente para evitar que os seus mamilos fiquem húmidos, o que pode promover o aparecimento de gretas e fissuras. Tem duas opções em função da frequência com que tem de os mudar: descartáveis ou laváveis. Tente ter sempre discos extra consigo, para estar descansada no que respeita a nódoas!

 

Coletores de leite, protetores e formadores de mamilos

Os coletores de leite materno e os protetores de mamilos têm a mesma função dos discos de amamentação, ou seja, recolher o excesso de leite entre as mamadas do bebé. Estes acessórios têm vantagens para mulheres com mamilos hipersensíveis, doridos ou gretados, evitam o contacto direto do mamilo com o sutiã ou com o disco de amamentação, antes e após a amamentação, dando tempo para a cicatrização dos mamilos. Também são recomendadas se tiver mamilos gretados, já que deve tentar mantê-los tão secos quanto possível!

Para além disso, os formadores de mamilos podem ser usados por mulheres com mamilos invertidos ou planos, pressionando o mamilo para fora, ajudando na formação do mamilo para que o bebé consiga agarrar melhor. Os formadores de mamilos podem ser usados durante a gravidez ou depois do parto entre as mamadas, pelo que deve pedir conselho ao seu médico ou profissional de saúde.

 

Formadores de mamilos “artificiais”

Estes formadores de mamilos "artificiais", geralmente em silicone, podem ajudar o seu bebé, particularmente se ele tiver dificuldade em fazer uma "boa pega". Também pode usá-los para proteger os seus mamilos se estes foram muito sensíveis. Contudo, a utilização destes protetores é controversa. Apesar de realmente aliviarem a dor no caso de mamilos gretados, se o bebé ficar demasiado acostumado a estes "mamilos" artificiais pode não querer mamar naturalmente posteriormente. A utilização recorrente dos formadores de mamilos pode ter consequências para a qualidade da sucção do bebé (e por isso para a qualidade da amamentação). Devem utilizar-se unicamente em casos pontuais.

 

Roupa que facilita a amamentação

A amamentação pode estar aliada a estilo e a moda! Não há necessidade de deixar de vestir as suas roupas preferidas e os seus tops ou t-shirts favoritas (se ainda servirem no seu, novo e maior, peito!) só porque está a dar de mamar. No início quando está à procura das soluções mais práticas, as t-shirts que abrem à frente têm vantagens inegáveis. Depois se pense em passar das t-shirts para as camisas, particularmente práticas para a amamentação em locais públicos sem ter de mostrar a barriga. De uma forma geral, escolha roupa confortável, fácil de lavar, macia e – porque não – também bonita.

 

Notas importantes:

  • Pode comprar cremes hidratantes e calmantes para os seios sensíveis. Peça conselho ao profissional de saúde ou farmacêutico. O seu bebé pode não gostar do cheiro ou sabor do creme, de modo a que não se deve esquecer de passar um algodão húmido nos seios, especialmente nos mamilos, antes de dar de mamar ao bebé.
  • Os toalhetes para amamentação limpam suavemente os seios e são úteis quando está fora de casa a passear com o seu bebé. Noutras alturas, o melhor é utilizar água!

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
Artigo Comentários

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre ifnromação útil para si.