Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
o plano de vacinação do bebé

O plano de vacinação do bebé

 

Chegou o momento para as primeiras vacinas do meu bebé. Quais são obrigatórias? Vai doer? Há algumas dicas para minimizar a dor

Segunda, 23 de Maio de 2016

Vacinação do bebé

 

Desde os dois meses, o seu pequenino vai necessitar de receber as primeiras vacinas de rotina. Depois segue-se uma série de vacinas de rotina e de vacinas recomendadas. Isto pode parecer um pouco exagerado, mas o plano de vacinação foi desenhado de acordo com a capacidade do bebé de produzir anticorpos. A vacinação é importante para a saúde atual e futura do seu bebé. Também ajuda a reduzir a frequência de doenças como o tétano, poliomielite, sarampo, etc.

 

BCG, VIP, VASPR… como decifrar os códigos

As vacinas são feitas com organismos mortos ou inativados e não são patogénicas (não causam doença) mas estimulam a resistência do organismo à doença. Para algumas vacinas, apenas é necessária uma injeção, enquanto para outras são necessários um ou mais reforços. Quanto mais cedo forem feitos, mais efectivos serão.

Em Portugal, o Plano Nacional de Vacinação prevê a administração de inúmeras vacinas gratuitamente. Aqui fica uma pequena lista dos primeiros passos do programa de vacinação*.

Antes do primeiro mês: BCG (tuberculose) e VHB (1ª dose hepatite B).

Dois meses: VHB (2ª dose hepatite B), Hib (1ª dose para doenças causadas por vírus da gripe tipo b), DTPa (1ª dose difteria, tétano e tosse convulsa) e VIP (1ª dose poliomielite).

Quatro meses: Hib (2ª dose para doenças causadas por vírus da gripe tipo b), DTPa (2ª dose difteria, tétano e tosse convulsa) e VIP (2ª dose poliomielite).

Seis meses: VHB (3ª dose hepatite B), Hib (3ª dose para doenças causadas por vírus da gripe tipo b), DTPa (3ª dose difteria, tétano e tosse convulsa) e VIP (3ª dose poliomielite).

Doze meses: MenC (1ª dose meningites e septicémias causadas pela bactéria meningococo), VASPR (1ª dose sarampo, papeira e rubéola).

 

Dicas práticas para uma vacinação sem problemas

Vacinar o seu bebé, especialmente na primeira vacina, nem sempre é fácil. Más memórias e medo de que vá doer ao bebé, são sentimentos legítimos mas a sua ansiedade pode passar para o bebé. Assim, tente permanecer calma – "fique zen" – de modo a evitar que o seu bebé sinta a sua ansiedade.

Para ter uma vacinação sem problemas é importante que você e o seu bebé… estejam bem preparados. É preferível tentar fazer a vacina de manhã e não no final de um dia cansativo. Assegure-se de que o seu bebé não está doente no dia da vacina. Explique-lhe em linguagem simples que vai levar uma pica mas que vai ser muito rápido.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
Artigo Comentários

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre ifnromação útil para si.