Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Regresso a casa com o bebé: como vou gerir tudo?

Regresso a casa com o bebé: como vou gerir tudo?

 

Mal consigo esperar pelo momento de levar o bebé para casa, mas tenho tantas dúvidas e perguntas; Serei uma boa mãe? Como vou conseguir gerir tudo, compras, arrumar a casa, tratar do bebé? E a minha vida amorosa, como fica?

Quinta-feira, 19 de Maio de 2016

Voltar a casa

 

No hospital, alguém tomava conta do bebé enquanto você tomava banho ou estava a dormir. Se tivesse qualquer problema, podia pedir ajuda de imediato. Em casa, é completamente diferente! Com todas as tarefas (tratar do bebé, arrumar a casa e gerir a vida conjugal) sente que lhe tiraram o tapete de debaixo dos pés. Para ajudá-la nesta fase com eventuais emoções complicadas, um pouco de organização, um toque de distanciamento e um pouco de humor podem ajudá-la. Siga o guia!

 

Quatro dicas para um regresso espetacular

  • Certifique-se que organiza o regresso a casa com bastante antecedência. Com um pequeno rebento de apenas alguns dias, está fora de questão deixar o hospital sem que tudo esteja previamente organizado! Relaxe e deixe o seu parceiro ajudar e tratar do resto, vai ver que ele vai fazer um trabalho extraordinário. 
  • Certifique-se que o frigorífico está bem recheado com provisões para pelo menos alguns dias. Você não vai querer ir às compras quando regressar a casa. O mesmo se aplica às coisas do bebé: fraldas, roupas e artigos de higiene têm de estar previamente disponíveis. Se faltar alguma coisa, peça a uma amiga para a ajudar ou recorra aos serviços de entrega ao domicílio, muito prático pelo menos nas primeiras semanas.
  • Leve tempo a apresentar a casa ao seu bebé, o quarto do bebé, o seu quarto… é uma fase especial para ser disfrutada em conjunto.
  • Não se esqueça de descansar! Deixe o seu companheiro, a sua mãe ou uma amiga próxima preparar refeições, tomar conta do bebé ou ajudar na lida da casa. Você tem direito a um bem merecido descanso!

 

Dicas para ficar Zen

A chegada de um bebé muda completamente a rotina diária, mas isso não é razão para se negligenciar a si própria! Guarde algum tempo para si todos os dias. Mesmo dez minutos aqui e ali são essenciais para "limpar a cabeça".

O segredo para não se sentir esmagada: liste as suas prioridades e delegue. Você não pode fazer tudo sozinha e de imediato! Não é o troféu da mãe perfeita que está em jogo, mas sim a sua recuperação do parto e a sua paz de espírito para enfrentar todas as novas responsabilidades.

Outro pequeno segredo: por mais agradáveis que sejam, encurte as visitas ou recuse-as quando estiver cansada. Família e amigos vão compreender!

Se sentir que está a perder o controlo das coisas ou que a melancolia se está a instalar, largue o sentimento de culpa, lembrando-se que acontece à maioria das mães. Não hesite em pedir ajuda ou conselho. A enfermeira que ajudou na preparação para o parto, o pediatra ou o seu médico podem ajudá-la a sentir-se mais segura, tal como o seu companheiro e amigos já com filhos o podem fazer.

 

Períodos, sexualidade…: Eu quero respostas reais

De regresso a casa, as perguntas abundam. O seu corpo mudou e vai levar algum tempo a voltar ao normal. Perdas de sangue são normais e duram cerca de duas semanas. Se também sentir dor e/ou tiver febre, ou se tiver tido uma episiotomia ou cesariana e sentir dor, discuta o assunto com o seu ginecologista.

O regresso da "menstruação" é muitas vezes esperado com alguma ansiedade, o que é inteiramente normal. Os primeiros períodos depois do parto, voltam quando os níveis hormonais regressam ao normal. Normalmente, regressam seis semanas após o parto, ou mais tarde se estiver a amamentar (cerca de 3 meses).

Seis semanas após o parto é a altura ideal para começar com a ginástica pós parto (que inclui cuidados perineais). O seu ginecologista pode aconselhar uma ou duas sessões por semana. Terá de esperar até completar as sessões, para poder voltar a fazer outras actividades físicas.

Quanto à intimidade com o seu parceiro, recomenda-se normalmente esperar algumas semanas após o parto antes de voltar a fazer amor, especialmente se fez uma episiotomia. Pergunte ao seu ginecologista aconselhamento quanto a contracepção! O mesmo se aplica ao exercício, é necessária alguma paciência… Entretanto, massagens e um pouco de ternura são extremamente recomendáveis!

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
Artigo Comentários