Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Livros para bebé: quais e quando?

Livros para bebé: quais e quando?

 

Uma visita à secção de livros infantis na minha livraria preferida, deu-me tonturas. É infindável a colecção de livros para os mais pequenos. Entre contos de príncipes e princesas, contos de fadas, fábulas, livros educativos e outros, quais devo escolher e porquê?

Sexta-feira, 20 de Maio de 2016

Livros para o bebé

 

O seu bebé adora livros! Desde cedo, mesmo que não compreenda todo o significado da história, fica fascinado. As cores, os materiais e os sons são mágicos! Entra num mundo maravilhoso que parece um sonho, rico em emoções e sentimentos. Um prazer único que partilha consigo e que o ajuda a crescer.

 

Mais do que simplesmente histórias…

O livro começa, desenvolve uma ideia e – depois – finaliza-a. Para os adultos isto é óbvio, mas para os bebés tem mais que se lhe diga! A narrativa permite ao bebé desenvolver as suas crenças e convicções. Para a frente e para trás – entre o real e o imaginário – o bebé vai estruturando a sua personalidade. Isto é essencial desde as fases mais precoces. Como escreve Marie Bonnafé  em Les livres, c’est bon pour les bébés (os livros são bons para os bebés), "sem brincadeiras imaginárias, os bebés não conseguem aprender a falar ou a imaginar".

Mas as histórias contadas nos livros, particularmente os contos de fadas, são mais do que narrativas com personagens. Permitem às crianças a compreensão e integração – de uma forma concreta e divertida – de conceitos importantes como rivalidade entre irmãos, medo do abandono, sentido de justiça (ou injustiça) e violência. As histórias acabam por responder a alguns medos que a criança pode ter, mas que não consegue expressar…

Ler também é um momento de partilha, um bom momento para conversar. É uma maneira de formar uma relação, para além da que se forma através do discurso. Não tem importância que a sua criança não consiga compreender tudo. As palavras bonitas, as imagens para observar, os tecidos para tocar despoletam emoções que a sua criança pode partilhar consigo.

Como escolher um livro?

Por volta dos três ou quatro meses, os pequeninos adoram livros revestidos com plástico ou com tecido. Evidentemente, não os lêem no estrito sentido da palavra, mas podem tocar-lhes, levá-los à boca: uma forma muito pessoal de se apropriarem deles. Livros que podem ser levados para o banho são um grande favorito nestas idades!

Aos poucos, a abordagem do bebé à leitura vai mudando. Gostam de tocar e sentir os livros, gostam de livros com pequenas janelas para abrir, gostam de livros que se podem ouvir (com canções ou histórias em CD), gostam de livros com imagens coloridas e grandes, etc. Prefira as versões de cartão mais resistentes, pois o bebé não será muito cuidadoso com os seus primeiros livros!

Mesmo pequeninas, as crianças são fãs de séries de desenhos animados. Isto permite-lhes observar personagens com as quais estão familiarizados e seguir as suas aventuras.

 

Uma história de embalar …

À noite é o momento ideal para contar uma história. Para algumas crianças, é até um ritual sagrado que os pais não podem quebrar. A sua criança adora este momento, tal como adora partilhá-lo consigo: tem-na totalmente disponível e tira o melhor partido disso. Gosta também muito de lhe contar ela a história.

A história de embalar, contada na hora de deitar, permite à criança adormecer pacificamente e muitas vezes pedem a mesma história, noite após noite. As palavras constantemente repetidas, tranquilizam e acalmam.

Mas não se esqueça que o diálogo também é importante. Aproveite a ocasião para discutir a história e partilhar os seus sentimentos… também pode inventar totalmente a sua própria história.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
Artigo Comentários

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre ifnromação útil para si.