Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X

Como saber se o bebé é celíaco

 

Durante os primeiros meses de vida do bebé, o leite é o único alimento da sua dieta. O leite dá-lhe todos os nutrientes e a energia necessária para o seu desenvolvimento. A partir dos 4-6 meses, embora o leite continue a ser fundamental, os bebés iniciam a alimentação  complementar, quer dizer, introduzem-se alimentos diferentes ao leite na sua alimentação.

Quinta-feira, 26 de Janeiro de 2017

As papas de cereais são ideais como primeiro novo alimento porque contribuem com minerais, vitaminas e energia na forma de hidratos de carbono, um "carburante" natural para o bebé. Habitualmente, recomenda-se começar com as papas que não contêm glúten.

O que é o glúten?

O glúten é uma proteína que se encontra na maioria dos cereais, tais como trigo, centeio, aveia, etc. Se for diagnosticada uma intolerância ao glúten, devemos evitar consumir qualquer produto que contenha estes cereais.

Os cereais que não contêm glúten são o milho, o arroz, o sorgo e o millet.

É recomendável introduzir o glúten na alimentação dos bebés antes dos 7 meses, de forma gradual e, se for possível, durante o período de lactância materna.

 

O que é a doença celíaca?

 

A intolerância ao glúten conhece-se também como doença celíaca e consiste numa intolerância permanente ao glúten. Não se trata de uma alergia ao glúten, embora comummente seja denominada assim.

 

Quais são os sintomas que pode ter um bebé celíaco?

As crianças costumam apresentar sintomas tais como náuseas, vómitos, diarreias, perda de peso ou problemas de crescimento, entre outros. Como consequência da má absorção de nutrientes no intestino que se produz quando existe intolerância ao glúten, podem aparecer alguns destes sintomas: fadiga, prurido, hemorragia nasal, cãibras, intolerância à lactose, etc.

 

Como posso saber se o meu bebé é celíaco?

O mais aconselhável é que perante qualquer dúvida se dirija ao seu pediatra para detetar se existe ou não uma doença celíaca. O médico fará um correto diagnóstico e expor-lhe-á as recomendações necessárias.

 

O que pode e não pode comer um bebé celíaco?

O bebé celíaco terá que evitar, agora e no futuro, o glúten e todos os alimentos que contenham glúten. Muitas vezes inclui-se em alimentos processados, por isso é importante ler com atenção as etiquetas de todos os produtos que  o seu filho consome para ter a certeza de que não contêm glúten. Muitos produtos já indicam o aviso de "produto sem glúten" quando não o contém. 

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre ifnromação útil para si.