Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Não é membro? Registe-se aqui
Pesquisar
Partilhe Artigo
X
Já sei descodificar a “linguagem” do bebé!

Já sei descodificar a “linguagem” do bebé!

Até o meu bebé começar a falar é difícil adivinhar apenas pelos sorrisos e choros se está bem alimentado ou se ainda está com fome. Podem ajudar-me a decifrar a linguagem do meu bebé?

Sexta-feira, 1 de Abril de 2016

O meu bebé comeu o suficiente?

Durante os primeiros meses de vida, todos os pais fazem a mesma questão: será que o meu bebé comeu o suficiente? Nem sempre é fácil encontrar uma resposta quando "tudo" o que o seu pequenino sabe fazer é palrar, sorrir e chorar. Mas existem, mesmo assim, certos sinais externos característicos que podem indicar se o seu bebé está a comer ou não na quantidade adequada. Alguns desses sinais são: a maneira como mamam, a frequência com que fazem as refeições, a regularidade das suas fezes, a velocidade de crescimento, etc. Aqui fica uma visão geral dos principais sinais segundo a idade do bebé.

Que sinais devo procurar?

0 – 4 Meses:

  • Primeira questão: O seu bebé mama com frequência? O bebé deve mamar de 8 a 12 vezes em 24 horas durante o primeiro mês (de 5 a 7 biberões de cerca de 90 ml cada) e posteriormente de 6 a 8 vezes em 24 horas (ou cerca de 5 biberões de 150ml cada).
  • Durante a mamada, os bebés devem engolir de forma frequente, profunda e regular. No caso da amamentação por biberão, observe a tetina do biberão que enche e esvazia quando o bebé engole.
  • Durante os primeiros meses, um bebé que está a ser amamentado vai fazer chichi 5 a 6 vezes por dia e os seus intestinos vão funcionar pelo menos cada vez que come. As suas fezes apresentam um aspeto granuloso suave e uma cor amarela clara. A partir do 3º mês, o bebé vai fazer pelo menos 4 vezes chichi e os intestinos vão funcionar uma ou duas vezes por dia.
  • No caso de um bebé amamentado por biberão, os seus intestinos vão funcionar cerca de 2 vezes por dia e as fezes apresentam um aspeto mais denso e moldado e uma cor entre o amarelo claro e o castanho claro.

Se o bebé chora pouco, dorme regularmente e de forma tranquila e se mantém acordado antes ou depois de ter comido, quer dizer que está bem alimentado! As curvas de crescimento do peso a altura vão seguir o seu progresso regular.

 

4 – 6 Meses

Há medida que o seu bebé cresce, as suas necessidades energéticas e nutricionais também aumentam. Assim, o bebé também vai comer mais ao longo do dia. O apetite varia de bebé para bebé, e por isso aqui ficam algumas referências para saber se o seu bebé necessita ou não de comer mais:

  • O seu bebé mama 5 a 6 vezes por dia ou toma 5 biberões por dia com 180 a 210 ml de leite infantil adequado. Os seus intestinos funcionam pelo menos 1 vez em cada 24 horas e faz chichi várias vezes.
  • Choram quando têm fome ou sede e ao final do dia (“angústias noturnas”), mas conseguem acalmar-se. Não acordam sistematicamente durante a noite.
  • As curvas de crescimento do peso e da altura mostram uma progressão regular. Pode começar a dar as papas de cereais sem glúten para bebés nesta idade.

E o seu desenvolvimento psicomotor?

Se o bebé estiver a comer bem, vão desenvolver-se corretamente! Nesta idade, deve ser capaz de agarrar objetos por vontade própria e levá-los à boca. Eles adoram fazer sons com a voz.

 

6 - 8 Meses

Apesar de aos 6-8 meses iniciar-se a diversificação alimentar, o leite materno e/ou leite infantil continua a ser importante para o seu desenvolvimento físico. Aqui ficam alguns indicadores de que o bebé está a alimentar-se corretamente:

  • O seu bebé toma cerca de 3 biberões com cerca de 210 ml de leite infantil adequado por dia (ou o equivalente a 4 a 6 mamadas) e de forma gradual faz 2 refeições por dia mais 1 merenda.
  • Faz chichi várias vezes ao dia e os seus intestinos funcionam de forma regular, pelo menos uma vez por dia.
  • Bebe o biberão até à última gota: pode ainda ter um pouco de fome. Na próxima toma do biberão experimente preparar mais 30 ml ao biberão, em relação à quantidade que preparou, para ver se o bebé consegue terminá-lo. Se sim acrescente esta quantidade em todos os próximos biberões. 

No entanto se tem dúvidas, peça conselho ao profissional de saúde que acompanha o bebé.

O seu bebé ainda não se adaptou à colher? Não se preocupe: Deve continuar a introduzir os novos alimentos sólidos, passo a passo, e se o bebé só petisca os alimentos, complemente as refeições com um biberão de leite. As curvas de crescimento do peso e da altura ajudam a seguir uma progressão regular. 

E o seu desenvolvimento psicomotor?

Nesta idade o bebé adora tentar sentar-se, agarra as suas mãos quando você as estende e reconhece as expressões faciais. As caras de pessoas que não conhecem podem assustá-lo.

                                                       

8 - 12 Meses

Em apenas 12 meses o seu bebé vai duplicar a sua altura e triplicar o seu peso! Quer tenha um apetite enorme ou pequenino, aqui seguem as principais referências a ter em atenção:

  • O seu bebé toma 2 biberões de cerca de 250 ml de leite infantil adequado por dia e gradualmente faz 2 refeições completas (almoço e jantar) e mais uma ou duas merendas.
  • Faz chichi várias vezes ao dia e os seus intestinos funcionam de forma regular, pelo menos uma vez por dia.
  • As curvas de crescimento do peso e da altura seguem uma progressão regular. 

Se o bebé ainda acorda regularmente durante a noite: já pensou que pode ter problemas de digestão porque comeu a última refeição ou bebeu o seu biberão demasiado rápido ou porque era demasiada quantidade? Observe-o com atenção nas próximas refeições e comente este tema com o profissional de saúde do bebé.

Parece que o bebé quer comer entre as refeições? Aumente a quantidade de vegetais, frutas ou de cereais e derivados a cada refeição e eventualmente adicione mais 30 ml de leite infantil aos dois biberões. Comece também a introduzir purés com uma textura menos homogénea (vegetais e frutas) o que lhe dará um novo leque de sabores e texturas e contribuíra para uma maior saciedade do bebé.

E o seu desenvolvimento psicomotor?

O seu passamento preferido nesta idade é agarrar objetos, deixá-los cair e vê-la a apanhá-los! Também está a descobrir as alegrias de ser capaz de estar sentado e deitado e começa a gatinhar. Conseguem apontar para as coisas que lhe despertam interesse.

 

A partir dos 12 Meses

O seu bebé está cada vez mais crescido! No entanto, não come a mesma quantidade que um adulto. De uma forma geral, a alimentação do seu bebé com 12 meses deve consistir em:

  • De manhã o bebé toma um biberão de 240 ml de leite infantil adequado.
  • O almoço e jantar idealmente devem ser compostos por uma sopa de legumes, prato completo e uma peça de fruta.
  • Faz um pequeno lanche a meio-da-tarde e por vezes a meio-da-manhã, se não perturbar o seu apetite para o almoço.
  • Aproveite o desejo crescente da criança pela independência para introduzir progressivamente os alimentos em pequenos pedaços.
  • Faz chichi várias vezes ao dia e os seus intestinos funcionam de forma regular, pelo menos uma vez por dia.

E o seu desenvolvimento psicomotor?

O seu equilíbrio está a melhorar de dia para dia. Cada vez vai adquirindo mais destreza com as suas mãos. Consegue dizer adeus, fazer movimentos simples com as mãos, agarrar o biberão e começa a empilhar cubos. Consegue ficar de pé agarrando-se aos móveis e/ou consegue gatinhar rapidamente. Diz as primeiras palavras, muitas vezes são mamã e/ou papá, o que o torna muito feliz! As curvas de crescimento do peso e da altura seguem uma progressão regular.

Parece que a sua criança nunca está satisfeita? É normal! Está a atravessar uma fase de intenso crescimento e movimenta-se cada vez mais e mais, até começa a caminhar. E, por isso, tem de compensar todo o gasto energético. Assegure-se que recebe o equilíbrio adequado de vegetais, frutas, cereais e seus derivados e produtos lácteos.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • BrindeBrinde de boas-vindas
  • Informação PersonalizadaInformação Personalizada
  • Amostras e DescontosAmostras e Descontos
  • Programa Educativo de Nutrição Programa Educativo de Nutrição
Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
As mamãs e papás avaliaram em 5/5

Eles fazem por percebermos :)

Todos os bebés são diferentes e podem reagir de formas distintas, no entanto eu penso que quando somos mães pela primeira vez tudo nos assusta mas também tudo se aprende muito rápido porque estamos muito alerta para todos os sinais. Sem dúvida que a hora de amamentar é a mais importante e a que nos provoca mais ansiedade mas se controlarmos o horário para cada refeição, a pesagem e se estivermos atentos aos sinais de agitação do bebé com o aproximar de cada refeição e a forma como este a faz, iremos certamente saber adaptar-nos e conseguir tratar dele da melhor forma possível.

Pesquisar

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre informação útil para si.

Entre na sua conta!

Beneficie de ferramentas exclusivas e navegue no Programa Educativo.