0-4 meses
Programa Educativo de Nutrição
Add this post to favorites

Alergias no bebé

Laura Czerkies, MS, RD, Gestora de Ciência Clínica e Nutricionista da Nestlé Infant Nutrition, responde a seis dúvidas fundamentais sobre alergias em bebés pequenos.

Dez 29, 2021
Pergunte à especialista Laura Czerkies

1. O que faz um bebé ou criança desenvolver alergias?

As causas das alergias não são completamente claras, mas é mais provável que uma criança desenvolva uma alergia se houver antecedentes familiares. Crianças com um pai ou mãe alérgicos têm um risco de desenvolver alergias de 20-40%. Se ambos tiverem uma alergia, esse risco aumenta para 40-60%. No entanto, o seu bebé pode vir a desenvolver uma alergia mesmo que não existam nenhuns antecedentes na família.

 

2. Sei que há antecedentes de alergias na família - o que é que devo fazer?

Se está preocupada com os seus antecedentes familiares, fale deles com o seu profissional de saúde para perceber as possíveis alergias no bebé.

 

3. Quais são os sintomas de alergia à proteína do leite de vaca?

Os sinais podem variar, mas os mais frequentes incluem, vómitos e diarreia.

 

4. Evitar leite ou alimentos que contenham leite de vaca ajudará a garantir que meu bebé não desenvolva alergia?

Algumas mulheres que estão a amamentar acreditam, erradamente, que se evitarem certos alimentos estão a diminuir as probabilidades dos seus bebés terem uma reação alérgica. Mas, na verdade, não é recomendado que faça restrições na sua alimentação ou evite alérgenos enquanto amamenta. As recomendações atuais para mulheres durante o período de aleitação são que façam uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes dos cinco grupos alimentares.

 

5. Como é que posso tentar evitar o desenvolvimento de uma alergia no o meu bebé?

Pode ajudar o seu bebé a eliminar os riscos para de desenvolver alergia à proteína do leite de vaca, dando de mamar. Amamentar em exclusivo é especialmente aconselhado quando há antecedentes familiares de alergia.

 

6. Tenho alergias, por isso o meu bebé pode estar com um risco elevado - Que mais posso fazer?

Fale com o seu profissional de saúde para saber se isso pode ser indicado para si e para o seu bebé.