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Como ajudar o bebé a dormir melhor

Os bebés adoram dormir, comer e repetir. Certo? O problema é que, às vezes, a parte do sono dá trabalho. Não há uma fórmula mágica, mas experimente estas dicas para o sono do bebé da lista abaixo — pode ser que consiga ajudar o bebé a dormir e possa descansar também.

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  • Encontre uma rotina de sono do bebé, tanto para o dia como para a noite. Luzes intensas e atividade durante o dia e luzes baixas e banhos à noite. O bebé deve saber o que esperar com o passar do tempo.
  • Pondere incorporar uma rotina de hora de deitar por volta dos três meses se ainda não o tiver feito.
  • Mantenha a rotina de sono do bebé tanto quanto possível. Por exemplo, sessão de alimentação, banho, história e cama, todas as noites pela mesma ordem. Para mais ideias, leia as nossas dicas para uma rotina de sono do bebé saudável.
  • Reserve as brincadeiras divertidas e barulhentas para durante o dia.
  • Tente não estimular demasiado o bebé à noite. Use um tom de voz suave e estabeleça menos contacto visual durante a hora de dormir à noite. Mesmo que o bebé acorde para brincar.
  • Tente não andar em bicos de pés quando o bebé dorme. Embora seja útil diferenciar entre o dia e a noite, uma casa completamente em silêncio pode levar a um sono leve quando o bebé dorme noutro local. 
  • Tente acostumar o bebé a dormir em qualquer sítio logo de início. Ele vai precisar de dormir a sesta durante alguns anos, por isso é melhor que se habitue a diferentes situações.
  • Compre uma manta fresca e respirável para quando o bebé dormir no carrinho de bebé.
  • Experimente ruído branco. Diz-se que este recorda o bebé do útero e o ajuda a relaxar. Procure apps ou vá ao YouTube.
  • Tenha cuidado com algumas ajudas ao sono. Embora embalar o bebé possa funcionar de início, este pode continuar à espera que o faça quando for muito mais pesado.
  • Experimente ir desabituando-o gradualmente do colo/embalar antes que estabeleça uma associação com a hora de dormir. Passe do embalar para umas palmadinhas ritmadas e "shhh". Quando isto funcionar, vá diminuindo o número de palmadinhas e "shhhs" de cada vez que puser o bebé a dormir. Com esta abordagem gradual, acabará por ser capaz de pôr o bebé a dormir e afastar-se. É uma oportunidade para o bebé aprender a acalmar-se a si próprio.
  • Aprenda a reconhecer os sinais de sonolência no bebé. Se ele bocejar, se esticar ou esfregar os olhos e as orelhas está provavelmente na hora de tentar pô-lo a dormir.
  • Experimente estores opacos para as horas de dormir durante a noite.
  • Compreenda que todos os bebés são diferentes. O que funciona com um poderá não funcionar com outros.
  • Fale com alguém se as coisas se tornarem demasiado difíceis. Lembre-se de que não pode fazer tudo.
  • Fale com um médico se tiver problemas de privação de sono.
  • Experimente dividir as sessões de alimentação com o seu companheiro ou peça a um amigo ou familiar para ajudar, para que não esteja sempre a levantar-se durante a noite.
  • Pondere optar por uma enfermeira noturna ou ama se precisar de descansar e não tiver outro apoio.
  • Lembre-se de que o seu bebé irá acabar por dormir a noite toda — há luz ao fundo do túnel.
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