Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Conselhos e dicas para mãe de gémeos!

Conselhos e dicas para mãe de gémeos!

 

Ter dois bebés ao mesmo tempo é o máximo, mas também dá muito trabalho! Como vai ser a minha relação com eles? Eles serão parecidos?

Quinta-feira, 19 de Maio de 2016

Gémeos

 

É necessária alguma preparação para a chegada de um bebé, assim – se forem dois – é preciso o dobro do trabalho! Olhar por eles vai-lhe tomar muito tempo, de modo que é aconselhável não deixar as coisas ao sabor da sorte. Felizmente, há uma data de maneiras de facilitar a sua vida.

 

Dicas para mães de gémeos

A sua palavra-chave: organização!Se está a amamentar, lembre-se de tomar nota dos tempos das mamadas de cada um dos gémeos no livro do bebé. També pode usar o livro para anotar as horas a que eles adormecem, a que horas mudou a fralda, etc. O livro funcionará como o seu segundo cérebro! Pode dar de mamar aos dois ao mesmo tempo (pode necessitar de ajuda, pois só tem um par de mãos) ou optar por dar de mamar a um de cada vez, mas alternando a ordem para que cada um seja o primeiro a mamar em algumas mamadas.

Para tornar a tarefa (um pouco) mais fácil, invista em algum equipamento prático se ainda não o tiver feito: máquina de secar roupa, mesa de banho e muda-fraldas. Poderá ter de comprar dois exemplares de alguns equipamentos, como cadeirinhas de bebé ou um carrinho duplo. Algumas lojas já têm descontos para gémeos.

Não hesite em pedir ajuda: ama, babysitter, empregada, etc. Também pode pedir ajuda aos avós. Quanto às compras, benditos os supermercados online e as entregas ao domicílio.

Também pode entrar em contacto com pais que já tiveram gémeos pois – com certeza – não está sozinha! Os gémeos são cada vez mais frequentes, representando 1,5 % das gravidezes. As razões para esta frequência incluem a utilização crescente de técnicas de reprodução medicamente assistida, a idade das mães na sua primeira gravidez, etc. É pois muito provável que perto de si hajam mais pais de gémeos. 

 

Uma relação incomparável

Sejam verdadeiros ou falsos, os seus gémeos partilham um laço que não é comparável ao de outros irmãos. Este laço foi construído na barriga da mãe, sendo perfeitamente natural que os seus bebés sejam muito chegados um ao outro, quando nascem.

Os seus bebés passarão simultaneamente pelas mesmas fases de desenvolvimento e a imitação é, por isso, muito frequente! Quando um pega num brinquedo, o outro quer a mesma coisa. Estão juntos o dia todo e precisam de estar, pois isso tranquiliza-os. Deve pois assegurar-se que não os separa demasiado cedo.

Contudo uma relação entre gémeos não é sempre idílica. À medida que crescem, um pode tentar sobrepor-se ao outro. Não deve deixar que este tipo de relação se desenvolva e deve assegurar-se que eles são tratados como indivíduos desde cedo.

 

Não são a mesma pessoa… são apenas dois!

Cada um dos gémeos tem a sua personalidade e é essencial que os pais os considerem individualmente e não como "duplos" um do outro. É por isso que o nome próprio é muito importante, não devendo escolher nomes parecidos que soam ao mesmo. Deve resistir à tentação de os vestir de igual e deve evitar misturar os brinquedos de cada um.

Quando ficarem mais crescidos, é essencial que os pais passem tempo isolado com cada um deles. Eles têm de ter as suas próprias memórias e segredos e ser-lhe permitido sentirem que são únicos. A individualidade é muito importante para cada um dos gémeos de modo a que possam construir a sua identidade e que se possam abrir aos outros.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado
Artigo Comentários