Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Encontrar a posição ideal para amamentar!

Encontrar a posição ideal para amamentar!

 

“Vai surgir naturalmente, vai ver!" Na prática, pode não ser assim fácil colocar corretamente o seu bebé no peito numa boa posição para amamentá-lo. Por isso, oferecemos-lhe alguns conselhos e dicas para tirar o máximo partido deste momento privilegiado.

Sexta-feira, 22 de Abril de 2016

As posições ideais para amamentar

 

Amamentar o seu bebé implica um pouco de "conhecimento técnico". Uma posição correta do bebé melhora não só a qualidade da sua sucção e, por consequente melhora a produção de leite, mas também melhora o conforto da mãe, evitando possíveis situações desconfortáveis como mamilos doridos e dor nas costas. Contudo, não há necessidade de se preocupar que este processo de aprendizagem é muito simples e só demora alguns dias. Depois disso, a felicidade é completa! Nós prometemos!

 

Como amamentar o meu bebé?

Mesmo antes de começar a amamentar:

  • A posição mais comum é a chamada "posição de embalar". Posicione o bebé de frente para si, com o estômago do bebé encostado ao seu próprio estômago. Se estiver a dar a maminha esquerda ao bebé, use o antebraço e mão esquerdos para suportar a coluna e rabo do bebé. Apoie o cotovelo esquerdo no braço do sofá, numa almofada ou em algo que lhe dê apoio confortável. Use a mão direita para segurar a maminha esquerda e para guiá-la para a boca do bebé. Use o antebraço esquerdo para suportar o ângulo da cabeça do bebé. Se o queixo do bebé estiver a tocar o seu peito e o nariz estiver alinhado com o mamilo, missão cumprida!
  • Posição em "bola de râguebi " é muitas vezes usada nos primeiros meses, especialmente depois de um parto complicado ou durante a noite. Coloque o bebé à altura da cintura e segure-o, apoiando-o com o seu braço (como se estivesse a pegar numa bola de Râguebi). Apoie o pescoço e cabeça do bebé com a mão oposta. Para dar de mamar na cama (útil à noite) deite-se de lado, com o bebé virado para si, também ele de lado, com a boca no mesmo nível que o seu mamilo. Quando o bebé está bem posicionado e seguro, esta posição tem a vantagem de lhe deixar um braço livre! Muito prático, não acha?
  • Outras posições também são possíveis: de pernas cruzadas com uma almofada nos joelhos; reclinada numa espreguiçadeira; num cadeirão muito confortável. Em resumo, não se preocupe, vai ganhar o jeito naturalmente, e à medida que for ganhando esse jeito, vai adotar a posição com que se sente mais confortável.

 

Mas que boca tem o meu bebé!

Quando o bebé está com fome, abre muito a boca e contorce-a em todas as direções para descobrir o peito da mãe, o que pode ser um pouco assustador para algumas mães. Não há contudo necessidade de se preocupar; amamentar não vai doer! Como funciona?

  • No início da mamada: a boca bem aberta do bebé adapta-se facilmente ao mamilo e a uma parte da aréola. O bebé enrola a língua por baixo do mamilo. Se o seu bebé está com dificuldade em fazer uma boa "pega", aperte o seu mamilo e a aréola, formando um U, de modo a facilitar a entrada na boca do bebé.
  • Durante a mamada: o bebé coloca para fora o lábio inferior e pressiona firmemente o peito com o seu nariz. Você vai notar um movimento regular do maxilar inferior do bebé, alternando entre sucção, deglutição e respiração. Não parece assim tão mau, pois não?

 

Que fazer quando são gémeos?

Ao mesmo tempo ou alternadamente? Não há uma regra fixa! Depende de si escolher a melhor solução para si e para os seus bebés. Se um deles tiver dificuldade em "pegar" ou se quer uma relação individual com cada um deles, amamentar um de cada vez pode ser a melhor solução. Dê de mamar primeiro ao que tiver mais fome. Se o outro é mais paciente e tende a adormecer durante a mamada, dê-lhe de mamar em último lugar.

Amamentar em simultâneo é muito prático para poupar tempo, claro se ambos os bebés tiverem fome ao mesmo tempo! Neste caso, opte pela posição "bola de râguebi", com os bebés um em frente do outro. Isto requer alguma prática, mas rapidamente tornar-se-á uma posição útil e prática!

 

Tem de estar concentrada!

Pode amamentar em pé, sentada ou deitada. O que importa é que esteja confortável. Se não estiver numa posição apropriada, ou se estiver a forçar as costas ou pescoço, o seu bebé vai sentir e pode encurtar a refeição de forma a aliviá-la. Assim, escolha um local onde se sinta à vontade (um cadeirão confortável, um sofá, a cama, etc.). Tenha sempre uma almofada ou almofada de amamentação (que coloca na sua cintura) à mão, um cobertor, e o telefone (para não ter de se levantar), bem como uma garrafa de água. Dar de mamar é um trabalho que dá sede!

 

O meu bebé está a receber leite suficiente?

É possível que apesar do seu esforço e motivação a amamentação não corra tão bem como desejaria. Os sinais de advertência são:

Menos de 5 mamadas por dia; Mudança dramática nos padrões de amamentação do bebé; Deglutição escassa ou irregular; O bebé passa todo o tempo a chorar ou a dormir. Finalmente, deve ir controlando a curva de crescimento do bebé, a qual deve ser regular.

Um sinal indicador de que a amamentação está a decorrer na perfeição é sentir o seu útero a contrair e sentir uma sensação de calor e tensão no peito que está a dar ao bebé. Não há nada a temer, a sucção não provoca nenhum tipo de dor! Todas as mulheres que amamentam são invadidas por uma sensação de calma no final de cada refeição. O seu bebé está calmo, silencioso e em paz. É como se o tempo tivesse parado: um momento de harmonia e simbiose que vale muito a pena viver!

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado