Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Gravidez e atividade física: é possível!

Gravidez e atividade física: é possível!

 

Não há qualquer obrigação em parar toda a atividade física durante a gravidez! Pelo contrário, a atividade física é recomendada. Que atividades físicas posso fazer? Há algumas regras e normas de precaução que deve ter sempre em atenção, e pode logo começar!

Quinta-feira, 28 de Abril de 2016

Gravidez e atividade física

 

Adora correr, dançar ou dar grandes passeios de bicicleta… Pode estar tranquila que estas atividades não estão proibidas se a sua gravidez estiver a decorrer dentro da normalidade. Quando estas atividades são praticadas com o devido cuidado, até são importantes para ajudar a controlar o aumento de peso, para ajudá-la a relaxar, aliviar algumas dores (como a dor de costas), para manter o seu tónus muscular e até para a preparar para o parto. Contudo, se a sua gravidez foi classificada como "de risco", o seu médico pode proibir qualquer atividade física. Em qualquer caso, deve consultar sempre o seu médico, para saber se pode fazer atividade física e para receber os conselhos adequados na forma correta de o fazer.

 

Que tipos de atividade física são recomendados na gravidez?

Os desportos proibidos durante a gravidez são os que têm risco de trauma: desportos de grupo (basquete, futebol, andebol), de combate (judo, boxe), intensos (aeróbica, cardiofitness). Deve também evitar as atividades com maior risco de queda, por exemplo como a equitação, o ski e a patinagem.

À parte destes casos particulares, todos os outros desportos são permitidos à grávida, com a condição de manter-se dentro dos limites do razoável (não está a preparar-se para uma maratona!). A palavra-chave é "moderação". Faça aulas de ginástica moderada, marcha, natação, yoga ou alongamentos... Já agora, porque não fazer aulas de ginástica ou yoga especial para grávidas?

Se antes de estar grávida adorava andar de bicicleta ou fazer grandes caminhadas, pode continuar a fazê-las, mas deve abrandar o ritmo e evitar esforço excessivo, até perto do 5º mês de gravidez. A partir do 6º mês, deve evitar também qualquer atividade em que se tenha de deitar de costas. O mais importante é ouvir o seu corpo: assim que ficar ofegante ou ao mínimo sentimento de dor, deve parar imediatamente a atividade. Se a sua barriga mostra ser um obstáculo, também não deve forçar.

 

Precauções a ter:

  • Não faça atividade física com o estômago vazio. Se for necessário, coma uma banana, alguns frutos secos ou uma barra de cereais, cerca de 30 minutos antes. Leve sempre consigo um snack para o caso de ficar sem energia.
  • Não deixe de fazer um pré-aquecimento antes da atividade e de fazer alguns alongamentos suaves no final.
  • Opte por roupa larga e que deixe a pele respirar. Escolha um bom par de ténis de desporto e um sutiã apropriado.
  • Beba água em intervalos regulares, mesmo durante a prática de exercício.
  • Interrompa a atividade quando se sentir cansada ou enjoada.
  • Não faça exercício quando está muito calor ou muita humidade.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado
Artigo Comentários