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10 Conselhos para uma boa noite de sono

10 Conselhos para uma boa noite de sono

 

O stress, a revolução das hormonas e barriga a crescer: todos estes fatores podem causar insónia, acordar a meio da noite, sonhos agitados e pesadelos durante a noite, levando ao cansaço e sonolência durante o dia. Para resolver este problema, estou atenta ao que o meu corpo me diz!

Quinta-feira, 28 de Abril de 2016

Durante a gravidez, o padrão e a qualidade do sono são modificados. O primeiro trimestre, pelo efeito das hormonas, geralmente é marcado por um grande cansaço, provocando à futura mamã o desejo de continuar a dormir durante o dia. No segundo trimestre as coisas tendem a recuperar o seu ritmo. No entanto, o terceiro trimestre é assinalado por insónias e noites agitadas. Felizmente, existem algumas soluções simples para voltar a dormir como um bebé:

1. Relaxe! Os problemas de sono estão com frequência relacionados com ansiedade, que aumenta à medida que o nascimento do bebé se aproxima. Não hesite em falar disto com o seu médico ou enfermeira; eles podem tranquilizá-la. Alguns cursos de preparação para o parto podem ajudá-la a entender melhor a sua gravidez e irão ensiná-la a escutar o seu corpo.

2. Porque não pratica alguma atividade física suave como a yoga? Os problemas de sono estão frequentemente relacionados à falta de atividade. Além disso, também a vão ajudar a relaxar.

3. A partir do terceiro trimestre, deve dormir de lado, de preferência para o seu lado esquerdo. Com a barriga grande e redonda, esta é a posição mais confortável: desta forma não pressiona a veia cava que está à direita do útero.

4. Faça refeições leves que sejam fáceis de digerir. Evite alimentos pesados ou ricos em gordura.

5. Evite as bebidas estimulantes como o café e o chá, especialmente depois das 16h ou 17h. Em vez disso, prefira infusões calmantes, como a camomila, ou talvez um pouco de leite morno.

6. Não comece a arrumar a casa mesmo antes de ir para a cama, já que a pode deixar agitada! Dedique-se a atividades calmas e relaxantes, como um banho, massagens, leitura ou um passeio no jardim ou na rua, se lhe fizer bem. Encontrar a sua atividade preferida é muito pessoal! Evite relaxar em frente à TV: vai ficar sonolenta e afetar a sua digestão.

7. Assegure que o seu quarto esteja arrumado e arejado, pois isso irá ajudá-la a dormir melhor!

8. Acostume-se a ir para a cama à mesma hora. É essencial dar tempo ao seu corpo para recuperar.

9. Durante o dia, se possível, não hesite em fazer uma pequena sesta de cerca de 15 minutos. Não se preocupe – isto não a impedirá de dormir à noite!

10. Se estas soluções não funcionarem, fale com o seu médico: pode prescrever uns calmantes naturais à base de plantas.

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