Gravidez
Artigo
Adicionar este post aos favoritos

Ajuda com nomes para bebés

Precisa de inspiração para nomes de bebés? Esta é a parte divertida! Talvez já tenha um preferido, ou talvez esteja à espera de conhecer o pequenote cara-a-cara. Seja como for, quer esteja à procura de nomes unissexo, nomes populares ou nomes originais, não tem mal nenhum pensar no assunto antes da chegada do bebé.

6min ler Jan 25, 2017

Dois desafios: concordar na escolha dos nomes do bebé e que estes soem bem com o apelido


Para os que preferem não saber o sexo do bebé até ele nascer, há que dedicar à escolha do nome o dobro do tempo...
Habitualmente, têm-se preferências, inclinações e até certezas que, por vezes, desaparecem quando chega a gravidez. A dúvida invade-nos. E, além disso, será preciso chegar a um acordo, o que pode ser bastante difícil. Sempre sonhou que seria o seu "João", mas ele quer que seja o seu "António". Juntar o nome ao apelido, ouvir como soa e comprovar com deceção que ao nosso apelido não lhe assentam bem os nomes originais. Ainda bem que o apelido é herdado e nisso não intervêm as preferências pessoais... Está segura? Há já algum tempo que os progenitores podem escolher igualmente a ordem dos apelidos.

 

"Diz-me o teu nome e dir-te-ei quem és"?


Na verdade, o que é um nome? Uma simples série de letras, umas quantas sílabas que formam um conjunto sonoro, uma palavrinha que exerce a sua influência durante toda a nossa vida. É uma das primeiras palavras que a criança aprende e mais tarde escreve, muito antes de aprender a ler e escrever; uma das palavras que mais pronuncia ao longo da sua vida. Ao mesmo tempo, é um dos aspetos mais misteriosos e profundos da nossa identidade. Segundo os especialistas, um bebé de 4-5 meses é capaz de diferenciar o seu nome de outros parecidos. O nome é a primeira manifestação da nossa pertença a uma sociedade. Por esse motivo, quem se interroga da sua existência, interroga-se da influência do nome que lhe deram. De facto, nos Estados Unidos, desde o começo do século XX, os psicólogos interessam-se seriamente pela influência que exercem os nomes e os apelidos. A este respeito, a eleição presidencial do presidente Barack Obama tornou-se muito ilustrativa, dado que durante a campanha eleitoral Obama fez constantes alusões ao seu nome, sempre traduzido como "abençoado“, porém, assinalando a sua origem árabe, swahili ou hebraica em função da plateia que tentava persuadir. O seu nome deu-lhe margem para se apresentar como uma encarnação do sonho americano, um sonho em que "um miúdo magricelas com um nome esquisito pôde albergar a esperança de que a América tinha reservado um lugar para ele" (discurso de 27 de Julho de 2004).
 

Como escolher um nome para o meu bebé? Quem escolhe e porquê?


Os nomes para bebés são uma decisão dos pais. É a marca que precede o apelido da criança. Antigamente, os pais escolhiam um nome que tivesse a ver, mais ou menos diretamente, com algum antepassado, como um modo de continuar com a história da família, de preservar a memória de certo antepassado e transmiti-la de geração em geração.
Atualmente, a maioria dos pais não segue este costume e prefere seguir a moda ou afirmar a sua originalidade.


O nome, revelador de origens


O nome revela as origens religiosas e culturais que poderiam, por exemplo, obrigar a dar ao primogénito o nome de um profeta ou de um dos quatro evangelistas. Em algumas famílias, todas as meninas se chamam "Maria algo", enquanto que outros pais escolhem nomes mais populares, copiados de personagens de séries de televisão, desenhos animados ou romances.
Alguns pais inclinam-se por nomes para bebé mais curtos, de uma ou duas sílabas, tanto para os meninos como para as meninas. Outros pais, preferem nomes mais longos, dois nomes próprios ou até nomes do pai do avô, que seja tradição passar de geração em geração.
 

Independentemente da preferência para certos nomes para bebé, será que existem "outros fatores" mais subconscientes, derivados da imaginação dos pais?

 
Neste caso, como é que age o imaginário? Aparece em afirmações do tipo "é um menino assim ou assado, como todos os Nunos!". O mito da predestinação através do nome persiste, como se ter o mesmo nome que uma cantora, atriz ou desportista, implicasse necessariamente semelhanças ou paralelismos. A escolha parece estar igualmente condicionada por uma preferência entre os dois sexos. Por que é que nos custa tanto, ou nos parece impossível, encontrar um nome de rapaz que nos agrade e nos parece tão fácil encontrar um nome de rapariga? Ou por que é que escolhemos um nome neutro para o bebé? No que respeita aos excessos de originalidade, nomes escolhidos porque agradam aos pais e porque ninguém tem esse nome, são o modo de introduzir uma diferenciação dentro de uma experiência universal. Afinal de contas, todos necessitamos de um nome.
 

Escolher nomes para o bebé: um momento muito especial


A eleição do nome do bebé é um momento excecional que nem sempre se faz nos primeiros dias após o nascimento e que faz com que o recém-nascido ingresse na sociedade transformando-se em cidadão.


Apelidos do pai e apelidos da mãe

 
O uso do patronímico estendeu-se praticamente em todos os países ocidentais a partir do século XII. Desde esta época, a transmissão dos apelidos tem-se mantido: tradicionalmente, transmite-se o apelido do pai e nunca o da mãe. No entanto, em Portugal nos últimos séculos, é comum transmitir à criança tanto o apelido do pai como o da mãe. A identidade já não é completamente herdada, altera-se em função dos desejos de quem a recebe, tendo em conta outros critérios sociais ou afetivos.
 

Checklist para escolher o nome do bebé

  • Pergunte quais as peças de roupa que precisa de despir para a ecografia. Se for a sua primeira vez, não há problema em perguntar.
  • Pense no significado dos nomes — talvez em diferentes línguas.
  • Tenha em conta como ficarão as iniciais em conjunto.
  • Considere como soa o nome próprio juntamente com o apelido.
  • Pense em como o nome poderá ser abreviado.
  • Considere quão popular é o nome atualmente.
  • Pense em pessoas cujo nome poderá dar ao bebé.
  • Pense em nomes próprios da sua cultura.
  • Considere como soa em relação aos nomes de eventuais irmãos ou irmãs.
  • Considere se nomes unissexo são importantes.
  • Pense em segundos nomes — segundos ou terceiros favoritos podem ser usados desta forma.
  • Considere como é que o nome funciona para uma criança e para um adulto.
  • Considere formas alternativas de escrever nomes populares.
  • Pense em como será viver com o nome. Será que as outras crianças serão maldosas por causa dele?
  • Assim que tiver algumas ideias pré-selecionadas, outra tarefa divertida será começar a pensar na preparação do quarto do bebé. Consulte a nossa lista para obter ajuda.

Consulte o Guia de Nomes.