Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Estou grávida: posso ter relações sexuais?

Sexo na gravidez: mitos e factos

 

Durante a gravidez, o seu corpo vai alterar-se… e também a sua sexualidade! É natural que surjam várias questões. No entanto, contrariamente às ideias existentes, o sexo não está interdito durante os nove meses da gravidez. Pelo contrário, é o momento para carícias!

Quinta-feira, 28 de Abril de 2016

Gravidez e Relações Sexuais

O medo de fazer mal ao bebé, de já não despertar desejo, ou de provocar um parto prematuro… Há inúmeras ideias preconcebidas e erradas relacionadas com o sexo ao longo da gravidez. Esta é a hora de esclarecer algumas verdades!

Devo ficar abstinente e evitar o sexo durante os 9 meses de gravidez

FALSO. Se a sua gravidez vai progredindo sem qualquer problema nem sobressalto, não há nenhuma razão para deixar de fazer amor com o seu companheiro, mesmo no oitavo ou nono mês de gravidez. Na verdade, as relações sexuais só podem ter um efeito positivo. O prazer, relaxamento e o reforço da cumplicidade com o futuro pai são excelentes formas de aliviar o stresse. Contudo, por precaução, em certos casos o seu médico pode recomendar que não tenha relações sexuais: se o colo do útero estiver dilatado, se está a espera de gémeos, se há o risco de parto prematuro, se já sofreu algum aborto espontâneo. Não se preocupe, as carícias continuam a ser permitidas!

 

Quando engravidar não me deverá apetecer fazer amor

FALSO. Pelo contrário! Nem todas as mulheres são iguais, mas a maioria nota um aumento no desejo sexual durante estes nove meses. Ainda que no primeiro trimestre possa ser um período não propício para fazer amor, devido aos pequenos problemas da gravidez (náusea, cansaço, medo de um aborto espontâneo, etc.), as coisas vão mudar a partir do segundo trimestre. O seu corpo e peito atingem o seu apogeu, a mulher sente-se mais sexy e atraente e as hormonas estão no seu melhor! Resultado: o desejo está na ordem do dia, e se o seu companheiro não achar que o seu estado seja um obstáculo, geralmente o prazer pode ser muito mais intenso.

A minha barriga grande e redonda impede-me de fazer amor

VERDADEIRO e FALSO. Para o final da gravidez, fazer amor com uma barriga grande e muito redonda pode tornar-se desconfortável e até cansativo para a grávida. Mas não há necessidade de privar-se e de evitar o sexo no final da gravidez se o desejo estiver lá e for partilhado pelo casal! É sempre possível encontrar outras posições que são mais "práticas" para ambos, homem e mulher. É tudo uma questão de confiança e comunicação: não hesite em falar sobre isso com o seu companheiro e de experimentar novas posições.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado
Artigo Comentários