Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X

Nutrição dos bebés nascidos por cesariana

 

O nascimento de um bebé preenche o mais importante desejo de muitos pais. Não importa a forma como o bebé nasce, a partir do nascimento, só uma coisa interessa: o crescimento e desenvolvimento saudável do bebé. Durante as primeiras semanas e meses após uma cesariana, uma nutrição adequada é ainda mais importante do que após um parto normal.

Quinta-feira, 5 de Janeiro de 2017

Uma proteção imunitária intacta tem início no intestino.

Cerca de 70% da proteção imunitária de um recém-nascido provém do intestino. De forma mais exata, na forma de “bifidobactérias benéficas” que colonizam a parede intestinal e impedem o alojamento de bactérias que podem provocar doença.
Assim, uma parede intestinal saudável é importante para a proteção da saúde do recém-nascido. O recém-nascido recebe as bifidobactérias necessárias da sua mãe, pois ingere-as durante o parto ao passar através do canal vaginal.

Em contraste com o intestino de um bebé nascido por parto normal, o intestino de um bebé nascido por cesariana é colonizado por apenas algumas bactérias pois perdeu a oportunidade de adquirir as bactérias da flora vaginal da mãe.

Os especialistas acreditam que a falta de colonização bacteriana dos bebés nascidos por cesariana pode ser a razão para alguns problemas que se têm observado mais frequentemente nestes bebés. Por exemplo, foram observados risco aumentado de doença aguda do intestino, alergias, asma e sistema imunitário mais debilitado.

 

Amamentação após cesariana: A melhor proteção para o seu bebé

Após uma cesariana, de forma a gerar uma rápida colonização por bifidobactérias, só há uma oportunidade: a nutrição adequada. O leite materno é a melhor opção nutricional para qualquer recém-nascido, pois fornece aos bebés todos os nutrientes importantes, incluindo as bifidobactérias de que o recém-nascido necessita.

 

O princípio de proteção do leite materno

Com a sua composição única e com a proteção natural que fornece, o leite materno favorece o desenvolvimento de uma flora intestinal rica em bifidobactérias no intestino do recém-nascido. O intestino dos bebés nascidos por cesariana necessita especialmente destas bactérias de modo a que uma flora intestinal protetora possa ser assegurada, eliminando bactérias indesejáveis.

 

Flora protetora rica em bifidobactérias

Num bebé amamentado, 99% da flora intestinal especial protetora consiste em bifidobactérias (Bifidus). Estas bactérias revestem a parede intestinal do bebé como uma espécie de escudo, formando assim uma flora protetora de bifidobactérias que é uma contribuição importante para o fortalecimento do sistema imunitário do bebé e também reduz significativamente o risco de alergias.

 

Nutrição infantil para bebés nascidos por cesariana

Nos bebés nascidos por cesariana que não possam ser amamentados, a escolha da nutrição mais adequada é muito importante. Fale com o seu médico ou outro profissional de saúde. Eles irão recomendar-lhe a nutrição infantil que mais se aproxima do princípio de proteção do leite materno, uma nutrição com Bifidus que apoia o desenvolvimento adequado de uma flora intestinal protetora rica em bifidobactérias.

 

Compromisso Nestlé

O conhecimento das propriedades protetoras do leite materno e do seu princípio único de proteção é hoje cada vez mais profundo e específico. Para a Nestlé o enfoque em todos os estudos e os esforços da sua investigação neste modelo específico – “princípio de proteção do leite materno” – bem como as evidências científicas mais recentes e as recomendações dos diferentes peritos em nutrição infantil, são a base para o nosso compromisso em Nutrição Infantil.

 

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre ifnromação útil para si.