Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
O meu segundo mês de gravidez

O meu segundo mês de gravidez

 

A minha última menstruação foi há 7-10 semanas o que quer dizer que estou grávida de 5-8 semanas. Não há dúvida, estou realmente grávida. Não aguento esperar para contar a toda a gente!

Terça, 19 de Abril de 2016

Estou grávida de 2 meses!

 

Como está a evoluir o meu bebé?

A sua cara está a começar a moldar-se e a definir-se: aparecem os olhos, as orelhas, o nariz e a boca, seguidos da língua e até um esboço dos seus dentes. A sua cabeça está agora cada vez mais formada e tem mais do dobro do volume do seu corpo. Esta é a etapa chave para o desenvolvimento dos sentidos: desde o final da sétima semana, os nervos óticos são já capazes de notar variações de luminosidade. Todos os órgãos estão formados – alguns pequeninos e outros enormes! O seu cérebro, pulmões e tubo digestivo estão a desenvolver-se a grande velocidade. No que respeita ao coração está tão grande que até se forma uma pequena protuberância na zona do estômago! O seu fígado também ocupa imenso espaço.

O pequeno corpo do seu bebé está a mudar rapidamente: está a ser formada a sua coluna vertebral, os seus braços e pernas estão a ficar mais compridos, os seus cotovelos aparecem, os seus dedos das mãos e pés começam a diferenciar-se... já é um ser humano em miniatura!

Os músculos do seu bebé começam a aparecer e a mover-se de forma involuntária... Os seus movimentos são visíveis na 1ª ecografia (que é geralmente feita entre a 11ª e 13ª semana da gravidez). Mas ainda tem de ter paciência e esperar um pouco para o sentir!

Os dedos das mãos e dos pés do seu bebé alcançaram agora a sua forma definitiva, e desenvolveram outra característica que o distingue dos macacos (ainda bem!): é capaz de opor o polegar e o indicador. Está cheia de vontade de descobrir o seu bebé na primeira ecografia!

 

Os meus bons hábitos alimentares

Nesta altura da gravidez, os enjoos e os vómitos, especialmente durante a manhã, podem ser habituais! Se é o seu caso, fale com o seu médico. Para aliviar, evite alimentos muito pesados e ricos em gordura, e divida as suas refeições, fazendo dois ou três pequenos snacks entre as três refeições principais. Os vómitos repetidos podem levar a uma ligeira perda de peso. Não se preocupe desde que se mantenham moderados; em caso contrário deverá falar com o seu médico.

Para evitar o cansaço e desconforto que resultam das náuseas, não salte o pequeno-almoço. Se o fizer, pode ter ataques de fome ou queda de energia durante a manhã! Agora mais que nunca, uma alimentação variada e equilibrada é o que precisa. Deve ter atenção em consumir hidratos de carbono suficientes (pão, cereais, como arroz, cuscuz, massa, leguminosas, batatas, etc.), que lhe darão energia.

Lembre-se também da hidratação, deve beber no mínimo 1,5 litros de água por dia (um pouco mais no verão!), ou o suficiente para uma urina clara e sem cheiro. Na realidade, a água é um componente essencial do seu sangue, cujo volume aumentou muito desde o início da sua gravidez, para garantir as trocas entre a placenta e o feto, através do qual se assegura a nutrição do seu bebé. A água também assegura o bom funcionamento dos seus rins, através da qual é eliminada os resíduos tóxicos, tanto da mãe como do bebé. Retire por completo da sua alimentação as bebidas alcoólicas e as bebidas açucaradas e limite a toma de bebidas com cafeína, como o café ou o chá.

 

A questão do 2º mês: qual é o snack ideal?

Nesta altura da gravidez, o snack ideal consiste num produto lácteo + um produto derivado dos cereais + uma bebida (chá ou infusão ou café suave). Também podes adicionar uma fruta. Um exemplo? 1 maçã, 1 fatia de pão integral e uma chávena de leite. Para um snack preparado em casa: 1 fatia de pão integral com queijo acompanhado de chá ou infusão e uma peça de fruta. Se prefere comida salgada, pode fazer meia sanduíche com uma fatia de pão integral com uma fatia de fiambre. Evite produtos de pastelaria como bolos e outros alimentos ricos em gordura ou açucarados. Estes snacks também são uma hipótese de equilibrar a sua alimentação e fornecer alguns nutrientes que lhe façam falta: 1 quadrado de chocolate negro vão contribuir para as necessidades de magnésio, ou uma fruta cítrica como a tangerina um aporte de vitamina C.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado
Artigo Comentários