Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Porque tenho desejos por morangos?

Porque tenho desejos por morangos?

 

Ainda ontem ataquei o frasco da compota de morango! Eu tenho prometido a mim própria que não vou voltar a fazê-lo… E depois esta manhã o cheiro das torradas deu-me a volta ao estômago. Mas porque tenho estes enjoos e estes desejos?

Sexta-feira, 26 de Agosto de 2016

Ataques de fome e desejos

 

Todas as mulheres grávidas podem testemunhar que já sentiram ataques de fome, praticamente irresistíveis por comer determinados alimentos. De acordo com algumas teorias, é uma forma de o organismo pedir alguns nutrientes que necessita para evitar deficiências. Assim, um desejo por carne vermelha quereria dizer um défice de ferro, e o desejo por chocolate, um défice de magnésio. Esta ideia tem graça, mas não é necessariamente verdadeira! Na verdade, os ataques são essencialmente causados pelas hormonas (outra vez!), que estão a criar o caos nos seus hábitos alimentares.

 

Hormonas, as minhas melhores inimigas

As hormonas são indispensáveis para assegurar o bom desenvolvimento da gravidez e das trocas entre a placenta e o feto, mas as hormonas também tendem a pregar-lhe partidas. A começar com os sentidos do olfato e do paladar, que são alterados pelo aumento da concentração de estrogénio. Resultado: de repente pode desenvolver um gosto por alimentos que detestava como pode torcer o nariz a determinados odores qua antes de engravidar eram normais. Não se preocupe que isto só costuma acontecer durante o primeiro trimestre!

No que respeita aos ataques de fome, tudo aponta para que sejam um modo de evitar as hipoglicémias, transtorno que as mulheres estão mais suscetíveis durante a gravidez. A menos que todos estes fenómenos sejam apenas um mecanismo para atrair a atenção da futura mãe, as causas dos ataques de fome e dos desejos por determinados alimentos ainda são um mistério!

 

Como lidar com os meus ataques de fome e os desejos?

Ceder a alguns destes ataques de fome e comer uma fatia de tarte de morango não é proibido – muito pelo contrário! Se está a fazer uma alimentação variada e equilibrada, se não está constantemente a devorar alimentos ricos em gordura e açucarados, se o seu aumento de peso se mantém normal e se não está sempre a petiscar, não há problema em ceder ao desejo vez em quando.

Para combater os ataques de fome e os desejos, a melhor solução é mesmo comer 3 refeições principais equilibradas e acrescentar uma ou duas pequenas refeições: às 11h da manhã e/ou às 4h da tarde. Deve preferir cereais integrais, pão integral, leguminosas, etc. que libertam a energia de forma gradual dando uma maior saciedade durante um maior período de tempo.

E, acima de tudo, não se prive de todos os desejos. Pode ceder à tentação e apreciar alguns pequenos prazeres... Dentro dos limites do razoável!

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
Artigo Comentários

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre ifnromação útil para si.