Porque são importantes as vitaminas e os sais minerais?
Vitaminas
A vitamina A desempenha um papel fundamental no funcionamento das células, na visão, na integridade da pele e das mucosas (como o interior da boca e nariz) e no funcionamento do sistema imunitário. É encontrada no leite, manteiga, ovos, peixe e – na forma de betacaroteno – nos espinafres, tomates, cenouras, alperces, mangas, etc.
As vitaminas do complexo B contribuem para o metabolismo energético e o funcionamento do sistema nervoso. As melhores fontes são os cereais integrais, vegetais, carne, peixe, e laticínios e ovos. Cuidado: os vegans (que não comem qualquer produto de origem animal) podem sofrer de deficiência em vitamina B12. Esta vitamina é essencial para a formação de todas as células do organismo. Esta deficiência poderá afetar todas as células que necessitam ser rapidamente renovadas como os glóbulos vermelhos.
A vitamina C intervém nas defesas imunitárias do organismo, protegendo as células e favorecendo a absorção do ferro. É encontrada em frutas e vegetais, especialmente em citrinos e no quivi.
A vitamina D tem um papel importante na mineralização óssea, ajudando na fixação do cálcio. Pode ser obtida através de alimentos como o salmão, sardinhas, fígado, etc. e também é produzida pela pele quando exposta ao sol. Não hesite em sair de casa para apanhar ar. Um suplemento pode ser prescrito durante o sétimo mês da gravidez.
A vitamina K contribui para a coagulação do sangue. Os vegetais de folha verde fornecem uma grande quantidade desta vitamina.
Sais minerais
O Ferro é o constituinte principal da hemoglobina. É encontrado principalmente na carne vermelha, vísceras e, em menor quantidade, em leguminosas tanto secas como frescas.
O Cálcio intervém na formação do esqueleto. Os alimentos mais ricos em cálcio são os produtos lácteos, algumas águas minerais, vegetais de folha verde, sardinhas, etc.
O Iodo garante o bom funcionamento da glândula tiroide. É encontrado no peixe e no sal de mesa iodado (cuidado, não deve usar em demasia).
O Magnésio é necessário na divisão celular. Está presente essencialmente no chocolate preto, frutos secos, bananas, leguminosas, cereais, etc.
O Selénio contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário. As melhores fontes de selénio estão na carne, peixe, ovos e cereais integrais.
O Zinco é imprescindível para a multiplicação das células e o bom funcionamento do sistema imunitário. É encontrado na carne, peixe, produtos lácteos, cereais e leguminosas.
O Flúor intervém na mineralização dos dentes. Está presente no peixe, espinafres, chá, alface e maçãs.
No meu prato
Durante a gravidez, as suas necessidades de vitaminas vão aumentar cerca de 10%. Uma alimentação variada e equilibrada vai conseguir satisfazer as suas necessidades, se estiver bem de saúde e se a sua gravidez não tiver complicações.
Em alguns casos, o seu médico pode prescrever suplementos multivitamínicos durante a gravidez ou no final da mesma: se estiver à espera de gémeos, se a última gravidez foi recente, se for vegetariana ou vegan. Não tome estes suplementos multivitamínicos sem falar primeiro com o seu médico.
Atualmente, os suplementos de ácido fólico (vitamina B9) são prescritos a todas as grávidas, mesmo antes de engravidarem. Estes podem ser prescritos pelo seu médico durante a consulta pré-concecional.
Fazer uma alimentação variada é a chave do equilíbrio. Com calma e dedicação, vá as compras e planeie, prepare e cozinhe as suas refeições. Vai fazer a si e ao seu bebé um favor enorme.