Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
vitaminas e minerais

Vitaminas e minerais

 

As vitaminas e os sais minerais são essenciais para o seu organismo durante estes nove meses. Cada um deles desempenha um papel específico e traz benefícios para o bebé. Para assegurar as necessidades de vitaminas e sais minerais tenha uma alimentação variada e equilibrada.

Segunda, 29 de Agosto de 2016

Porque são importantes as vitaminas e os sais minerais?

 

Vitaminas

A vitamina A desempenha um papel fundamental no funcionamento das células, na visão, na integridade da pele e das mucosas (como o interior da boca e nariz) e no funcionamento do sistema imunitário. É encontrada no leite, manteiga, ovos, peixe e – na forma de betacaroteno – nos espinafres, tomates, cenouras, alperces, mangas, etc.

As vitaminas do complexo B contribuem para o metabolismo energético e o funcionamento do sistema nervoso. As melhores fontes são os cereais integrais, vegetais, carne, peixe, e laticínios e ovos. Cuidado: os vegans (que não comem qualquer produto de origem animal) podem sofrer de deficiência em vitamina B12. Esta vitamina é essencial para a formação de todas as células do organismo. Esta deficiência poderá afetar todas as células que necessitam ser rapidamente renovadas como os glóbulos vermelhos.

A vitamina C intervém nas defesas imunitárias do organismo, protegendo as células e favorecendo a absorção do ferro. É encontrada em frutas e vegetais, especialmente em citrinos e no quivi.

A vitamina D tem um papel importante na mineralização óssea, ajudando na fixação do cálcio. Pode ser obtida através de alimentos como o salmão, sardinhas, fígado, etc. e também é produzida pela pele quando exposta ao sol. Não hesite em sair de casa para apanhar ar. Um suplemento pode ser prescrito durante o sétimo mês da gravidez.

A vitamina K contribui para a coagulação do sangue. Os vegetais de folha verde fornecem uma grande quantidade desta vitamina.

 

Sais minerais

O Ferro é o constituinte principal da hemoglobina. É encontrado principalmente na carne vermelha, vísceras e, em menor quantidade, em leguminosas tanto secas como frescas.

O Cálcio intervém na formação do esqueleto. Os alimentos mais ricos em cálcio são os produtos lácteos, algumas águas minerais, vegetais de folha verde, sardinhas, etc.

O Iodo garante o bom funcionamento da glândula tiroide. É encontrado no peixe e no sal de mesa iodado (cuidado, não deve usar em demasia).

O Magnésio é necessário na divisão celular. Está presente essencialmente no chocolate preto, frutos secos, bananas, leguminosas, cereais, etc.

O Selénio contribui para o bom funcionamento do sistema imunitário. As melhores fontes de selénio estão na carne, peixe, ovos e cereais integrais.

O Zinco é imprescindível para a multiplicação das células e o bom funcionamento do sistema imunitário. É encontrado na carne, peixe, produtos lácteos, cereais e leguminosas.

O Flúor intervém na mineralização dos dentes. Está presente no peixe, espinafres, chá, alface e maçãs.

 

No meu prato

Durante a gravidez, as suas necessidades de vitaminas vão aumentar cerca de 10%. Uma alimentação variada e equilibrada vai conseguir satisfazer as suas necessidades, se estiver bem de saúde e se a sua gravidez não tiver complicações.

Em alguns casos, o seu médico pode prescrever suplementos multivitamínicos durante a gravidez ou no final da mesma: se estiver à espera de gémeos, se a última gravidez foi recente, se for vegetariana ou vegan. Não tome estes suplementos multivitamínicos sem falar primeiro com o seu médico.

Atualmente, os suplementos de ácido fólico (vitamina B9) são prescritos a todas as grávidas, mesmo antes de engravidarem. Estes podem ser prescritos pelo seu médico durante a consulta pré-concecional.

Fazer uma alimentação variada é a chave do equilíbrio. Com calma e dedicação, vá as compras e planeie, prepare e cozinhe as suas refeições. Vai fazer a si e ao seu bebé um favor enorme.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
Artigo Comentários

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre ifnromação útil para si.