Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Hoje em dia o que significa ser pai?

Hoje em dia o que significa ser pai?

 

Responsabilidade partilhada com a mãe? Autoridade paterna ou o melhor amigo do bebé?  Todos os pais pela primeira vez ficam a pensar qual será a postura a adoptar!

Terça, 24 de Maio de 2016

O papel do pai

 

Com muito amor e muito presentes na vida dos filhos, os pais têm um papel muito importante  a desempenhar, um papel que vai muito para além da figura autoritária de pai outrora frequente. Os pais de hoje devem viver a paternidade da melhor maneira possível!

 

A figura do pai mudou…

Em tempos mais remotos a figura do pai representava autoridade. Era uma figura inquestionável. Neste sistema tradicional, a mãe assegurava a presença emocional e os cuidados diários. Este modelo deixou contudo de ser aceitável, já que a maior parte das mães atuais trabalham. E os pais? São muitas vezes muito carinhosos com os seus filhos e já se atrevem a mostrar os seus sentimentos. Continuam no entanto a representar autoridade, o que é importante para as crianças. Também são muito importantes já que constituem uma alternativa à intensa relação mãe-bebé, sendo essenciais ao bem-estar familiar.

 

Um laço entre família e sociedade

Podemos dizer que os pais modernos são capazes de dar confiança aos seus filhos, uma coisa que – por vezes – as mães têm dificuldade em fazer: incitam a criança a arriscar-se no mundo que a rodeia, encorajando o seu desejo de explorar. Quando o pai brinca com o bebé não hesita em quebrar um pouco as regras ou combinar jogos e brincadeiras. Adoram fazer de cavalinho e o bebé pede sempre mais!

O pai representa também a ligação entre a auto-afirmação na família e a integração na sociedade.

 

Ainda há necessidade de maior progresso!

Mesmo que alguns pais já se mostrem muito envolvidos na vida de casa, os números ainda mostram um certo desequilíbrio. Hoje, as mulheres devotam cerca de 16 horas por semana aos trabalhos domésticos, comparadas com as seis horas dos homens*. Adicionalmente, passam 17 horas por semana a tomar conta dos filhos, enquanto os pais apenas passam 13 horas.

Também é muito frequente ser a mãe a orientar e ajudar nos trabalhos de casa e a tratar de tudo o que tem haver com a escola, mas quando o pai também se envolve só pode haver benefícios para a criança! Descobrir formas de partilhar os papéis, depende de si. Trabalhos de matemática com o pai, língua portuguesa com a mãe, ou trabalhos de casa com a mãe e reuniões na escola para o pai …

A partilha de papéis, tarefas e responsabilidades é importante num casal, ajudando a estabelecer uma rotina diária, que contribui para a estruturação da vida de uma criança, tranquilizando-a. O pai é assim capaz de desempenhar o seu papel de pai, ao mesmo tempo que partilha responsabilidades com a mãe. E não se esqueça que uma mãe descontraída, resulta numa criança mais feliz.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado
Artigo Comentários