Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
12 semanas_background

12 semanas de gravidez

 

Está a chegar ao final do primeiro trimestre. Parabéns! Leia mais sobre esta semana.

Segunda, 24 de Julho de 2017

Desenvolvimento do feto

12semanas

No final das suas 12 primeiras semanas de gravidez, já consegue ver a cara do bebé. E é, sem dúvida, um rostinho precioso! A medula óssea está suficientemente madura para começar a produzir os próprios glóbulos vermelhos, aqueles que, a partir de agora, farão com que o fígado funcione. E assim continuarão a desempenhar esse papel exclusivo ao longo de toda a vida do seu filho. Se for um menino, o pénis já é evidente e visível nas ecografias. Caso deseje esperar até ao nascimento para saber se terá um menino ou uma menina, diga-o a toda a gente, para que nada estrague a surpresa.

Mudanças no corpo

Boas notícias: no final das 12 semanas de gravidez, a maioria das futuras mães deixa de ter náuseas de um dia para outro. Segunda grande notícia: se tiver muita vontade de sentir o bebé mexer-se, este, de um modo geral, começa a fazê-lo por volta do quarto mês de gravidez. Não se preocupe se tal não acontecer de imediato, sobretudo se esta for a primeira gravidez. É provável que não saiba distinguir os movimentos. Não é uma sensação muito grande, não é uma espécie de terramoto, mas apenas um ligeiro bater de asas de borboleta dentro de si. Quando sentir, dê festas na barriga para devolver o cumprimento!

12semanas1

O que comer e o que não comer

Caso se indague quanto ao que comer ou não comer para alimentar o cérebro em desenvolvimento do bebé, as vitaminas do complexo B estão presentes na levedura de cerveja, gérmen de trigo, peixe e ovos. O ácido fólico, importante durante toda a gravidez, está nos vegetais de folhas verdes. Pode encontrar os ácidos gordos essenciais nos peixes gordos e nos azeites de nogueira e colza. Fale com o seu médico para ter a certeza de que inclui todos os tipos adequados de alimentos na sua dieta.

 

Conselhos para grávidas

São muitas as mulheres que se indagam sobre o que pode acontecer se ficarem doentes durante a gravidez. Regra geral, uma constipação ou uma dor de estômago não afetam o feto. É muito importante que informe o médico de qualquer doença que a afete porque ele saberá dizer-lhe com precisão qual o tratamento e qual o medicamento a tomar que não prejudica o bebé. Não se automedique!


Testemunhos das mamãs

 

Sónia, 28 anos, 3 meses de gravidez

Eu e o meu parceiro acabámos de dar a notícia aos nossos familiares. Os futuros avós ficaram tão emocionados. Foi tão bonito! E a minha amiga Marina já se ofereceu para ser... a baby-sitter oficial!

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais