Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
7semanas

7 semanas de gravidez

 

O seu bebé já mede, nada mais nada menos, 15 mm. Embora ainda não o sinta, ele já se mexe. Leia mais sobre esta semana.

Quinta-feira, 11 de Maio de 2017

Desenvolvimento do feto

desenvolvimentodofeto_7

Na 7.ª semana de gravidez, o seu bebé, com os primeiros músculos já no lugar, começa a mexer-se um pouco, ainda que involuntariamente. As pernas e os braços estão a crescer, os cotovelos estão a formar-se e os dedos começam a aparecer de verdade. Todo o equipamento visual está também a crescer. O nervo ótico é praticamente funcional e começa a reagir às mudanças de luz, mesmo as mais ligeiras. Tantas mudanças que ocorrem esta semana!

 

Mudanças no corpo

O desejo de comer picles é algo mais do que um simples cliché da gravidez. Coisas que antes da gravidez adorava podem, agora, causar-lhe repulsa. Até o seu perfume favorito pode, agora, ter um cheiro horrível. Os seus hábitos poderão mudar devido a uma das mudanças no corpo, a alteração dos níveis hormonais que afetam os sentidos do olfato e do paladar. Estes novos desejos podem até incluir picles. Infelizmente, é possível que também tenha o efeito contrário ao desejo. São muitas as futuras mamãs que sofrem imenso com as náuseas, sobretudo de manhã bem cedo.

desenvolvimentodocorpo_7

 

O que comer e o que não comer

Este pode ser uma boa altura para adicionar uma merenda ás suas refeições diárias. Sob a influência das hormonas naturais, o seu corpo já está a fazer planos para o futuro. Tem de armazenar tecido adiposo para começar a preparar-se para os meses finais da gestação e, depois, para poder amamentar. Uma simples merenda de cerca de 200 calorias (equivalente a 1/6 de uma baguete com manteiga e uma fatia de fiambre ou um iogurte de frutas e uma bolacha) é suficiente para satisfazer as suas necessidades energéticas e as do bebé.

 

Conselhos para grávidas

Sentiu-se mal a meio da tarde? O mal-estar “matutino” pode surgir a qualquer hora do dia. Esta sensação de náuseas pode ser provocada pela falta de açúcar no sangue. Quando se sentir melhor, tente comer alguma das coisas de que já falámos. Se tem propensão para vomitar, beba um pouco de sumo de maçã ou de uva para repor a perda de líquidos ou chupe um pouco de gelo picado. O gengibre é um bom remédio para as náuseas (por exemplo em bolachas ou em infusão). Se costuma comprar preparados de gengibre em ervanários ou farmácias, certifique-se de que os mesmos são adequados para grávidas. Informe também o médico. Ele poderá sugerir outras ideias.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais