Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
O bebé cada vez mais sociável

O bebé cada vez mais sociável!

 

O meu pequeno anjo vai ser tímido ou extrovertido? Vai conseguir fazer amigos e integrar-se no infantário? Como posso ajudá-lo a cultivar relações com os outros.

Sexta-feira, 20 de Maio de 2016

Socialização do bebé

 

A vida em sociedade é algo que vamos aprendendo durante toda a vida! O seu bebé aprende as regras, pouco-a-pouco, enquanto está em contacto com o seu círculo familiar mais restrito. Depois, à medida que o tempo avança, o bebé vai refinando a sua percepção dos outros, mostrando-se mais interessado nas pessoas que o rodeiam. Primeiro através de risadinhas e vínculos que vai criando, mas também através de disputas e rivalidades. É através destas experiências que o seu pequenino vai aprender a viver em sociedade.

O seu bebé descobre o mundo… com a família

Do nascimento até ao sexto mês, o mundo do seu bebé gira à volta de poucas pessoas, os seus pais. São os primeiros "integradores sociais" do bebé. Desde cedo, o bebé adora esta relação repleta de sorrisos, olhares, abraços e caretas engraçadas que lhe fazem.

Irmãos e irmãs também têm um importante papel na socialização inicial do bebé. No fundo, fazem o bebé sair um pouco da exclusiva relação que tem com a mãe. Uma maior independência manifesta-se quando o seu bebé fica deleitado ao ver um irmão mais velho ou um primo que veio fazer uma visita no fim-de-semana.

Entre os quatro e os seis meses o seu bebé começa a sorrir a novas pessoas … mas ainda é para a mãe e para o pai que ele mais palra, e é para eles que guarda o seu melhor sorriso! Tudo muda depois dos oitos meses, quando surge a fase da "angústia dos oito meses". O seu bebé, que costumava sorrir ao vizinho, começa a chorar mal vê uma cara nova; para grande desalentos dos avós, que vieram de longe para ver o neto ou neta, o bebé – mal lhes põem a vista em cima – começa a chorar.

Fazer amigos…

Mal o bebé aprende a andar, o mundo abre-se para ele, como um passe de magia. Agora já sabe "falar", comunicar, fazer-se compreender, e aproveita cada oportunidade para criar amizades com crianças da sua idade. Contudo, o seu bebé ainda não está preparado para partilhar os brinquedos ou para ceder o baloiço a outra criança! Seja paciente, à medida que for crescendo, o seu bebé vai aprender as regras da vida em sociedade.

O contacto com outras crianças ajuda na construção da personalidade dos bebés. No infantário, com a ama ou no parque infantil… adoram observar as outras crianças, tanto da sua idade como mais velhas, e imitam-nas. Também já sabem como escolher os amigos e é nesta fase que as primeiras amizades se formam.

Os avós também podem desempenhar um importante papel na socialização do bebé. Assumindo o lugar dos pais, ensinam ao bebé outros valores e outra visão do mundo… Colocam a criança no contexto de uma história familiar, muito importante para construir a identidade social da criança.

Quando começa o infantário, começa uma nova fase. O seu babé passa a ser um entre muitos e terá de aprender a afirmar-se.

A minha criança é tímida. Devo ficar preocupada?

Se a sua criança tem receio de pessoas novas, chora quando se separam, recusa-se a dizer "olá" e "adeus"… resumindo, é tímida! Esta fase é muitas das vezes apenas temporária, mas  pode durar mais com algumas crianças. Pode ser simplesmente uma característica da natureza da criança, não havendo necessidade de se preocupar. No entanto, se a criança parece genuinamente desinteressada dos outros, fale com o pediatra para descartar a possibilidade de problemas de audição.

Se o seu bebé parece alheado ou tímido não há necessidade de se preocupar. Isso não sugere – de modo algum – que vá ficar assim para sempre. Encorage-o gentilmente a ir ter com os outros, faça-o participar em atividades de grupo, vai ver que rapidamente ele vai fazer amigos.

Se o seu bebé é agressivo com outras crianças, e essa atitude dura algumas semanas, é possível que ele esteja a sentir-se inseguro. Discuta o assunto com o pediatra, pode ajudá-la a compreender melhor o comportamento do bebé.

 

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado
Artigo Comentários