Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe TÓPICO
X

O leite materno é naturalmente perfeito

Descubra a composição do leite materno:

flip

OS OLIGOSSACÁRIDOS (HMO), A MELHOR PROTEÇÃO DA NATUREZA

Os HMO (oligossacáridos do leite humano) são compostos bioativos especiais que só se encontram no leite materno humano. Podem ajudar a desenvolver o sistema imunitário do bebé e proporcionam algumas das suas primeiras defesas intestinais.

PROTEÍNAS

O leite materno é composto por proteínas de alta qualidade, principalmente as proteínas séricas (isto é, proteínas presentes no sangue). A quantidade de proteínas do leite materno diminui ao longo dos primeiros seis meses, ajustando-se às necessidades do bebé e contribuindo para o crescimento e desenvolvimento adequados do lactente. Já a proteína do leite de vaca é de menor qualidade. Para bebés a partir de 1 ano, o leite de vaca é rico em proteínas, sódio e outros nutrientes que não são adequados para a barriguinha imatura dos bebés.

HIDRATOS DE CARBONO

Tal como o pão, o leite materno contém este ingrediente fundamental. O principal hidrato de carbono do leite materno é a lactose, um açúcar produzido de forma natural. Os bebés recém-nascidos não absorvem totalmente a lactose, o que os ajuda a produzir fezes moles.

GORDURAS

Aproximadamente metade das calorias do leite vêm da gordura. O teor de gordura varia ao longo do dia e aumenta gradualmente enquanto dá de mamar: no final da sessão, o seu leite tem um teor de gordura mais elevado. Uma gordura importante que se encontra no leite materno é o ácido docosa-hexaenóico ou DHA, um ácido gordo tipo ómega-3 que contribui para o desenvolvimento normal da visão do seu bebé.

VITAMINAS E MINERAIS

Uma boa nutrição é essencial para as mães que amamentam, uma vez que a sua dieta influencia a quantidade de alguns nutrientes presentes no leite materno, como a vitamina A, vitamina D, vitaminas do grupo B e o iodo. Todos desempenham uma função fundamental no crescimento e desenvolvimento normais do seu bebé.

BACTÉRIAS "AMIGAS"

O leite materno contém algumas bactérias benéficas, como as bífidobactérias e os lactobacilos. Estas bactérias produzem-se de forma natural no leite materno e parecem ajudar a estimular o sistema imunitário do seu bebé.

Para mais informação sobre o nosso Programa Educativo de Nutrição
Clique aqui:

https://www.nestlebebe.pt/e-learning/presentation
NOTA IMPORTANTE
A melhor forma de alimentar um bebé é o leite materno uma vez que assegura uma alimentação equilibrada, ideal e uma proteção contra as doenças bem como muitos benefícios não nutricionais quer para a mãe quer para o bebé. Recomendamos que fale com o seu profissional de saúde quanto à decisão sobre a forma como irá alimentar o seu bebé. Deverá ser obtido apoio para preparar e manter a amamentação. Se optar pela amamentação, será importante comer de forma saudável e variada. A fórmula para lactentes destina-se a substituir o leite materno quando as mães optam por não amamentar, ou por qualquer motivo não o conseguem fazer. A decisão de não amamentar, ou de introdução parcial da alimentação com biberão, irá reduzir o fornecimento de leite materno. Se por qualquer motivo optar por não amamentar, lembre-se que essa decisão pode ser difícil de reverter. A utilização de fórmulas de lactentes também tem implicações sociais e financeiras que terão de ser ponderadas. A fórmula para lactentes terá de ser sempre preparada, utilizada e armazenada de acordo com as instruções constantes do rótulo, de forma a evitar riscos para a saúde do bebé.

Pesquisar

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre informação útil para si.