Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
O meu bebé está protegido das alergias?

O meu bebé está protegido das alergias?

 

Sabia que 1 em cada 3 bebés está em risco de desenvolver alergias? Descubra aqui como prevenir.

Segunda, 6 de Junho de 2016

O que é uma alergia?

Uma alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico a uma substância normal e inofensiva, denominada de alergénio. O sistema imunológico identifica erradamente o alergénio como uma ameaça e desencadeia uma resposta imunitária desnecessária que provoca sintomas alérgicos.

 

Qual a alergia mais comum na infância?

A alergia alimentar é uma das mais importantes pela fase precoce em que ocorre, embora a prevalência das manifestações – cutâneas, respiratórias e gastrointestinais – varie ao longo do desenvolvimento do bebé. Sabe-se que uma manifestação alérgica no bebé, por exemplo um eczema atópico provocado por uma alergia alimentar à proteína do leite de vaca, pode em 50% dos casos progredir para asma alérgica em idade pré-escolar.

 

Como posso saber que o meu bebé tem alergia?

A pele irritada e inflamada – eczema – é habitualmente o primeiro e mais comum dos sinais de uma reação alérgica. Provoca desconforto e dor ao bebé e uma grande preocupação para toda a família! Este eczema inicial pode, em alguns casos, progredir para algo mais sério, como a asma em idade pré-escolar.

 

Quais são os fatores de risco?

A história de alergias na sua família, principalmente a dos pais e dos irmãos, é um dos principais fatores de risco para o seu bebé vir a desenvolver alergias. Ainda assim, mesmo quando nenhum dos pais ou irmãos são alérgicos, o bebé tem 15% de risco em sofrer de alergias. Além da história familiar, existem fatores ambientais que podem agravar o risco de desenvolver alergias. A exposição precoce a alergénios alimentares (por exemplo, o leite de vaca) e ao fumo do tabaco aumentam o risco alérgico. De facto, a proteína do leite de vaca é um dos alergénios alimentares mais frequente na infância.

 

É possível prevenir as alergias?

O aleitamento materno durante os primeiros 6 meses de idade é o melhor na prevenção de alergias. Bebés amamentados têm um risco menor de desenvolver alergias. O leite materno é naturalmente hipoalergénico porque tem fatores de proteção e proteínas com baixo potencial de provocar alergias que ajudam a treinar o sistema imunológico do bebé reduzindo a sensibilidade aos alergénios.

 

E se não estiver a amamentar? Mesmo que não esteja a amamentar, é possível prevenir até 50% o risco de alergias - eczema atópico - ao fim do primeiro ano de vida, escolhendo o leite mais adequado para o seu bebé. As entidades de referência em pediatria recomendam a utilização de uma fórmula infantil hipoalergénica (H.A.) pelo menos durante os primeiros 6 meses de idade, na ausência total ou parcial do leite materno. Reforçam ainda que deverá escolher uma fórmula com resultados clinicamente comprovados já que nem todas as fórmulas H.A. são iguais. As fórmulas H.A. têm proteínas mais suaves que ajudam a evitar o despoletar da alergia e algumas dessas fórmulas são ainda capazes de “treinar” o sistema imunológico para reagir de forma mais natural aos alergénios, diminuindo assim o risco alérgico.

 

Quais as diferenças entre as fórmulas infantis na prevenção alérgica?

As fórmulas infantis regulares ou standard são elaboradas através de uma profunda adaptação do leite de vaca às necessidades do bebé, mas ainda mantêm proteínas com um formato semelhante ao original. São perfeitamente adequadas para a maioria dos bebés mas este potencial alergénico das proteínas não é ideal para bebés com maior risco familiar.

Nas fórmulas hipoalergénicas (H.A.), a proteína é quebrada (hidrolisada) em porções mais pequenas que, por apresentar um formato diferente, tem um potencial alergénico muito inferior, em alguns casos 1.000 vezes inferior a uma fórmula standard. Algumas fórmulas H.A. possuem ainda proteínas de dimensões que ajudam a estimular o sistema imunitário e a induzir tolerância. Por estes motivos, uma fórmula H.A. é a escolha ideal para bebés em risco de desenvolver alergias.

As fórmulas extensamente hidrolisadas diferem das fórmulas H.A. por terem um maior grau de hidrólise, ou seja, todas as proteínas estão quebradas em porções ainda mais pequenas, tendo assim um potencial alergénico ainda mais baixo. Assim, uma fórmula extensamente hidrolisada é a escolha ideal para o tratamento de uma alergia já diagnosticada por um profissional de saúde.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado
Artigo Comentários