Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
O meu bebé regurgita: é grave?

O meu bebé regurgita: é grave?

 

O meu bebé bolça sistematicamente o leite após cada mamada e, muitas vezes, também chora. O que posso fazer?

Segunda, 6 de Junho de 2016

Bebés e refluxo - regurgitação

 

Estas regurgitações – também chamadas de bolçar – são inofensivas na maioria dos casos. Não há pois necessidade particular de preocupação. Você deve ser paciente e simplesmente esperar até à diversificação alimentar (quando começar a introduzir as papas e purés na alimentação do bebé) e até que o seu bebé passe a ter posições mais verticais, ambas capazes de resolver o problema. Até lá, aqui fica um resumo das algumas medidas eficazes que pode usar.

 

Como distinguir refluxo de regurgitação

No caso da regurgitação, a rejeição indolor depois de uma refeição é o resultado do regresso do conteúdo gástrico ao esófago, sem consequências para o crescimento do seu bebé. As causas: o seu bebé comeu demais e está simplesmente a deitar fora o excesso; ou o sistema digestivo dele é ainda imaturo e o esfíncter (ou válvula) que separa o estômago do esófago ainda não funciona bem.

Se o seu alegre pequenino vomita o leite regularmente durante o dia e à noite, pode ter refluxo gastro-esofágico ligado a inflamação da mucosa, a hiperatividade gástrica ou a uma possível alergia às proteínas do leite de vaca. O resultado é que o seu bebé tem dor e você, como mãe, sente-se perdida quanto ao que deve fazer. Procure, sem demora, conselho de um profissional de saúde.

 

Na prática, o que posso fazer?

Se o seu bebé regurgita frequentemente, você tem de tomar certas medidas.

  • Em termos de alimentos, o seu pediatra é que deve decidir, caso seja necessário, peça ao seu profissional de saúde aconselhamento para a mudança de leite infantil (leites especiais "anti-refluxo" ou "confort"). Se o seu bebé é um comilão: quebre as refeições, reduzindo a quantidade de leite em cada refeição e adicionando um biberão extra ao longo do dia. Está à procura de informação sobre diferentes leites infantis para bebé? Siga o nosso guia!
  • Para o bem-estar do seu bebé, há algumas precauções que pode tomar para o ajudar a sentir-se melhor. Esta não é provavelmente a melhor altura para abanar o bebé para cima e para baixo a brincar aos aviões, mas um arroto irá provavelmente ajudar. Tente também pô-lo a dormir com a cabeça ligeiramente elevada (colocando, por exemplo, uma toalha por baixo do colchão). Não se esqueça também que se a fralda estiver muito apertada, pode estar a apertar a barriguinha do bebé.

Se nada funcionar e o seu bebé continuar a regurgitar regularmente e a chorar, há medicamentos disponíveis para ajudar a aliviar o desconforto. Peça conselho ao profissional de saúde que segue o seu bebé.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado
Artigo Comentários