Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
O meu pequeno explorador teve um acidente!

O meu pequeno explorador teve um acidente!

 

O meu pequeno aventureiro não tem medo de nada. Desde que aprendeu a andar, arranhões, inchaços e nódoas negras são ocorrências diárias. Como devo gerir esta fase?

Terça, 24 de Maio de 2016

Seja a gatinhar ou a brincar no jardim dos avós, tanto rapazes como raparigas arranjam uma maneira de se magoarem. Pernas cheias de matulos (inchaços) e nódoas negras... os pais transformam-se em enfermeiros! Sintomas gerais e remédios para tratar de feridas superficiais.

 

Inchaços (matulos) e nódoas negras

Aprender a andar não é algo que se faça sem a sua dose de quedas! Felizmente, na maior parte dos casos, não são graves. Para pequenos inchaços ou nódoas negras, aplique gelo embrulhado num pano de modo a diminuir o inchaço. Aplique uma pequena quantidade de pomada apropriada nas lesões que não sejam feridas abertas e pode usar um spray para aliviar a dor. Mas não se esqueça, um beijo é o melhor!

Quando deve procurar conselho médico. Se o seu bebé bateu com a cabeça, é melhor não arriscar. Telefone ao médico ou para as emergências. Também deve procurar o médico se o seu bebé perder a consciência (mesmo que por apenas alguns segundos), se vomitar, se ficar com tonturas ou se se queixar de dores de cabeça e agir de forma estranha nas 36 horas que se seguem à queda: fala incoerente, sonolência, etc.

 

Cortes e feridas

Se a ferida sangrar apenas um pouco, coloque sob água corrente e limpe com sabão se necessário. Depois, aplique pressão sobre a ferida durante alguns segundos com um pedaço de tecido limpo. Pode então aplicar um antiséptico sem cor, secando posteriormente com uma compressa e colocando um penso rápido. Mude o penso regularmente.

Quando deve procurar conselho médico. Se a ferida for profunda, sobretudo na cara,  deve dirigir-se ao médico para ver se são necessários pontos ou outros cuidados especiais.

 

Queimaduras

Se a pele estiver apenas vermelha, significa que se trata de uma queimadura de primeiro grau que pode ser facilmente tratada. A primeira coisa que deve fazer, independentemente da área afectada, é colocá-la sob água fria corrente. Depois, pode aplicar uma pomada ou gel para queimaduras.

Quando deve procurar conselho médico. Se a queimadura for profunda e extensa, na cara, nas mãos ou nos pés, deve levar a criança às urgências. Se tiver a mais pequena dúvida é melhor procurar conselho médico, mesmo que seja mais pelo susto.

 

Picadas de insectos

Normalmente, as picadas de mosquito ou formigas não são graves. Se a criança se coçar muito, peça ao farmacêutico um creme anti-comichão. Picadas de vespa ou abelha já merecem mais atenção, pois a sua criança pode ser alérgica. As abelhas podem deixar uma parte do ferrão na pele e você deve estar atenta para a remover com uma pinça (ou com uma bomba aspiradora de veneno). Depois, deve desinfectar a picada com um antiséptico. Se a criança se queixar de dores, aplique uma compressa fria ou gelo. Se fizer comichão, poderá usar um anti-histamínico (pergunte ao seu médico ou farmacêutico). Quando deve procurar conselho médico: se o seu bebé for picado na cara ou na boca, se tiver sido picado em vários locais ou se a reação for grave.

 

Assadura do rabinho

Durante a erupção dos dentes, o seu bebé pode ficar com o rabinho assado. Isto pode levar a eritema da fralda que se pode instalar rapidamente e demorar algum tempo a desaparecer. Quando deve procurar conselho médico: peça conselho ao seu médico.

Não se esqueça que a higiene é importante. Lave o rabinho do bebé com água e sabão suave de cada vez que ele fizer cocó, secando bem. O seu médico poderá também prescrever um creme protetor. Deve mudar a fralda tão frequentemente quanto possível.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
Artigo Comentários

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre ifnromação útil para si.