Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.

Partilhe Article
X
O meu terceiro mês de gravidez

O meu terceiro mês de gravidez

 

A minha última menstruação há 11 a 15 semanas o que quer dizer que estou grávida de 9 a 13 semanas. É agora no final do 1º trimestre que normalmente chega ao fim as náuseas! Estou impaciente para ver finalmente o meu bebé, na primeira ecografia.

Estou grávida de 3 meses!

Como está a evoluir o meu bebé?

A cara do meu bebé está cada vez mais definida: os ossos estão a tomar a forma final, os lábios e sobrancelhas estão definidos e os olhos estão agora cobertos por pálpebras. Pode descobrir tudo isto na ecografia do 3º mês: é um momento mágico!

O seu coração está a encontrar o seu ritmo regular. Bate a uma velocidade de 110 a 160 batimentos por minuto, muito mais rápido que o seu coração. Até pode acelerar com stresse – deve manter-se relaxada!

As suas células nervosas continuam a multiplicar-se a uma velocidade exponencial, que pode levar a movimentos reflexos que ainda não vai notar. Agora já vira a cabeça e mexe os braços e as pernas: resultado, tem energia para gastar!

A partir das nove semanas, as suas papilas gustativas aparecem na sua língua. A sua boca abre e fecha e começar a engolir líquido amniótico, que deve ser eliminado pelos seus rins na forma de urina.

Os meus bons hábitos alimentares

O crescimento do seu bebé está agora a acelerar: e por isso tem que lhe fornecer proteína. Uma alimentação variada e equilibrada vai naturalmente fornecer-lhe a proteína de que necessita. Se é vegetariana, ou se raramente come carne, lembre-se que tem outras fontes de proteína: leguminosas associadas com cereais (como arroz com feijão), mas também peixe, ovos e produtos lácteos.

Outro nutriente indispensável é o cálcio. Para assegurar-se que não esgota as reservas de cálcio dos seus ossos, é essencial que beba leite e consuma produtos lácteos (iogurte e especialmente queijos curados como o flamengo ou emmental… ) todos os dias: três porções de leite e produtos lácteos + alguns quantos copos de água mineral rica em cálcio vão contribuir para satisfazer as suas necessidades. O cálcio também está presente em certas frutas e vegetais (espinafres, brócolos, agrião, feijão-verde, etc.), em leguminosas (feijão manteiga, etc.) e nas amêndoas, sardinhas em azeite em lata, etc., mas em menor quantidade. Não deixe de falar deste assunto com o seu médico para assegurar que tem o aporte necessário de cálcio. O médico poderá prescrever um suplemento se tiver uma deficiência pronunciada.

A questão do mês: não consegue mesmo comer peixe?

As aversões alimentares e a repulsa a determinados alimentos são comuns durante o primeiro trimestre da gravidez. A causa são as hormonas, cujas grandes oscilações resultam em hipersensibilidade no seu sentido do olfato e de paladar. Assim, não deve estranhar se a ideia de comer peixe lhe der náuseas. Por isso deve escolher outros alimentos ricos em proteínas: peito de frango, ovos, fiambre, etc. Também pode cozinhar de outra forma o seu peixe, para "mascarar" o sabor: na sopa ou misturado com puré de cenoura. E não se esqueça: esta aversão e repulsa é apenas temporária!

No final do 3º mês, as pequenas queixas que a incomodaram desde o início da gravidez vão começar a desaparecer e vai sentir-se em plena forma. Aproveite para apanhar bastante ar fresco, saia de casa para passear e caminhar, mesmo que o céu não esteja azul ou o sol brilhante. Vai ver que bem que lhe sabe, rapidamente entrará em “velocidade de cruzeiro”: aproveite ao máximo a sua gravidez!

Ler mais

Junte-se ao Clube Nestlé Bebé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado