Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Porque amamentar é o melhor para o bebé?

Porque amamentar é o melhor para o bebé?

 

Devo amamentar o meu bebé? Eu gostaria muito, mas não tenho a certeza! Diz-se que a amamentação tem muitas vantagens para o bebé…. Que vantagens são essas?

Sexta-feira, 22 de Abril de 2016

É bom para a saúde do seu bebé

 

A natureza sabe o que faz. O leite materno, produzido pelo organismo da mãe, responde a todas as necessidades nutricionais do seu bebé. Este leite "feito à medida" é baixo em sódio, hipoalergénico e contém o equilíbrio ideal de vitaminas, minerais, hidratos de carbono, proteínas, enzimas e ácidos gordos essenciais, contribuindo para o desenvolvimento equilibrado do cérebro e do sistema nervoso do bebé durante os primeiros meses de vida.

É mais fácil de digerir do que o leite de vaca e perfeitamente adaptado ao sistema digestivo do recém-nascido, diminuindo o risco de diarreias, obstipação e flatulência. O resultado é naturalmente menos choro e noites mais calmas para o bebé… já para não falar dos pais!

Outra vantagem é que o leite materno é que, ao ser rico em anticorpos maternos, fortalece o sistema imunitário ainda imaturo do bebé. É por esta razão que os bebés amamentados têm menor suscetibilidade a infeções bacterianas e a outras doenças comuns em crianças pequenas como otites, rinofaringites e gastroenterites. Os bebés amamentados também desenvolvem menos alergias alimentares do que os bebés alimentados com leite de vaca.

O leite materno também ajuda a educar e a treinar o paladar do seu bebé, uma vez que o leite materno muda de sabor de acordo com a alimentação da mãe (doce, picante, aromatizada etc.). O seu bebé descobre diferentes sabores e diferentes aromas, ajudando-o a desenvolver os seus sentidos. O seu pequeno gourmet vai adorar!

Finalmente, como a composição do seu leite evolui ao longo de cada mamada em função das necessidades do seu bebé (mais líquido no início da mamada e tornando-se mais denso no final para saciar o seu bebé), ele vai ingerir apenas a quantidade necessária e vai deixar de mamar quando se sentir saciado. Imagine só, o seu bebé a adormecer nos seus braços, com uma pequena gota de leite agarrada à sua boca pequenina...

 

É bom para o equilíbrio emocional do seu bebé

“Quando estou a dar de mamar, sinto-me como se tivesse dentro de uma pequena bolha, só eu e o meu bebé, e esqueço-me do resto do mundo.” A amamentação, com todos os olhares, sorrisos e palavras de ternura, constitui um momento de cumplicidade e onde se estabelecem laços entre mãe e o seu bebé. Esta intimidade física é uma extensão da que foi experimentada pelo bebé na barriga da mãe, e contribui para reconfortar o bebé e oferecer-lhe uma sensação de segurança. A amamentação não é apenas alimentar o seu bebé. Também ajuda a acalmar, apaziguar, relaxar e até a adormecer o bebé.

A amamentação é um ato de amor, pelo que pode ser considerado como o seu primeiro abrigo, e que contribui para o equilíbrio emocional e psicológico do seu bebé. Por isso, devem ser consumidos sem moderação!

 

Durante quanto tempo devo amamentar?

Devo amamentar durante um, três, seis ou mais meses? A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo do bebé, isto é sem lhe oferecer mais nenhum alimento ou bebida, durante os primeiros seis meses.

É difícil imaginar-se a amamentar exclusivamente durante seis meses? Nós sabemos que quanto mais tempo o bebé for amamentado, maiores serão os benefícios mencionados anteriormente. Mas sem dúvida que cada mãe deve ajustar a duração da amamentação de acordo com os seus desejos, os desejos do seu bebé, e dependendo das suas obrigações e do seu estilo de vida. Dure o tempo que durar, amamentar será sempre benéfico para o seu bebé!

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado
Artigo Comentários