Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
checklist

A preparação para a cesariana

 

Ter um bebé é uma experiência única que muitos pais querem planear o mais rigorosamente possível. Entre outras coisas, a preparação inclui a escolha do hospital mais adequado uma vez que os pais querem encontrar um local que os aconselhe e cuide bem tanto da mãe como do bebé. Selecionámos alguns conselhos e dicas que os podem ajudar, quando se tem de enfrentar um parto por cesariana.

Quinta-feira, 5 de Janeiro de 2017

Uma vez que uma cesariana é um procedimento cirúrgico, conversas preparatórias com o seu médico são absolutamente necessárias. Nestas ocasiões a futura mãe pode clarificar todas as suas dúvidas e questões, por exemplo, sobre a forma de anestesia e outros detalhes desta cirurgia.

 

Adicionalmente, as conversas com o médico proporcionam uma oportunidade para formular desejos pessoais relativos ao processo de parto. Por exemplo, a participação ativa do pai ou a amamentação imediatamente após o parto podem ser discutidos. Nós reunimos as questões mais frequentemente e os desejos de mães que preferem optar por uma cesariana e desenvolvemos uma checklist para si.

 

Faça visitas aos hospitais para ficar a conhecê-los bem

Visite os hospitais com o seu parceiro para ter uma primeira impressão. Alguns hospitais fornecem serviços de informação para pais que procuram informação sobre o parto. Para descobrir em que hospital se sentirá melhor cuidada, só tem de conseguir respostas para algumas questões. Se as perguntas que se seguem não forem relevantes para si, tente criar a sua própria lista de perguntas.

Questões sobre a primeira impressão acerca do hospital

  • Como sente a atmosfera geral?
  • Como descreveria o comportamento do pessoal hospitalar?
  • Existem cursos ou sessões informativas?
  • O seu parceiro pode entrar no bloco?
  • Existe uma unidade de cuidados intensivos neonatais, só para o caso de ser necessária?
  • Existe a possibilidade de alojamento conjunto com o bebé? É possível colocar os recém-nascidos no berçário por algumas horas?
  • Os horários de visitas adequam-se às suas necessidades?
  • O seu parceiro pode pernoitar? Existem quartos para familiares?
  • A amamentação é ativamente promovida e existem consultores de amamentação?

 

Curso de preparação para o parto

Mesmo para os pais que planeiam uma cesariana, é útil e recomendado fazer um curso de preparação para o parto. Aí não só aprendem tudo sobre parto por via vaginal, mas também podem obter informação muito importante sobre todo o processo de nascimento.

Adicionalmente, você e o seu parceiro beneficiarão de muitos outros conteúdos abordados nestes cursos, tais como conhecimentos sobre exercícios de relaxamento durante e depois do parto, bem como conselhos para a primeira vez que está com o seu bebé. Pode falar com os outros pais, fazer novos contactos e, sobretudo, beneficiar das valiosas dicas da enfermeira parteira e da informação sobre o tópico de aleitamento materno. Utilize o conhecimento dos peritos para se preparar o melhor possível para o grande acontecimento.

 

Bem preparada para a amamentação

A amamentação é um tópico especialmente importante no que respeita a preparação para o parto. A razão é que um bebé nascido por cesariana não tem contacto com as bifidobactérias benéficas da flora vaginal da mãe e, por isso, a flora intestinal do bebé não é colonizada por bifidobactérias benéficas logo ao nascimento. Esta flora deve estabelecer-se, tão cedo quanto possível, com culturas de bifidobactérias de modo a reforçar o sistema imunitário do bebé. A melhor forma de favorecer o desenvolvimento de uma flora intestinal saudável rica em bifidobactérias benéficas é através da amamentação. Para mais informação sobre a amamentação após uma cesariana, por favor leia o artigo “Nutrição de Bebés nascidos por cesariana”.

 

Checklist para o parto por cesariana

Reunimos para si as perguntas mais frequentes das grávidas que desejam ou irão ter um parto por cesariana, bem como os seus desejos e anseios. Basta levar esta lista para a sua consulta médica para discutir as suas questões abertamente.

  1. Quanto tempo leva a cirurgia completa e qual é sua cronologia exata?
  2. Que possíveis anestesias oferece o hospital que escolhi? (epidural, anestesia geral, outras)
  3. Pode a sala de partos também ser decorada de forma confortável num parto por cesariana? (música, luz suave, etc.)
  4. Quem pode estar presente durante o nascimento (pais, parteira, outra pessoa)?
  5. Com quem fica o bebé logo após o nascimento? (com a mãe, o pai, a parteira,…)?
  6. Que complicações pode a cirurgia causar ao bebé?
  7. Que complicações pode a cirurgia causar à mãe?
  8. Quanto tempo tenho de ficar no hospital?
  9. A que fatores tenho de prestar atenção durante a convalescença? Por quanto tempo tenho de ficar de repouso?
  10. Durante quanto tempo devo esperar ter algum desconforto?
  11. Haverá alguma consulta pós-operatória no hospital ou no ginecologista?

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado