Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
As primeiras horas com o bebé: momento mágico!

As primeiras horas com o bebé: momento mágico!

 

O seu bebé chegou: este é o melhor dia da minha vida! As 10 horas de trabalho de parto já estão esquecidas. O primeiro toque, a primeira mamada e o primeiro banho... Estou a passar por novas e fortes emoções. Estou a descobrir o nosso pequeno milagre - é de certeza o bebé mais bonito do mundo!

Terça, 19 de Julho de 2016

Uma aventura está prestes a começar

 

Depois de passar nove meses na barriga da mãe, o seu bebé vai entrar num novo mundo que lhe é totalmente estranho. Os primeiros choros não a devem preocupar – são um ato reflexo vital. Está nas suas mãos acompanhar o bebé nesta viagem de descoberta...

 

Um primeiro encontro cheio de emoções

Após o nascimento do bebé, o seu médico vai colocar-lhe o bebé em cima da sua barriga. "Muitas Felicidades! É uma linda menina!" Os primeiros choros, os primeiros olhares, o primeiro contacto… esta onda de emoções vai ser recordada para sempre na memória dos novos pais! Aninhada no calor do seu peito, o seu bebé vai descobrir o seu cheiro, reconhecer a sua voz e a do pai, ouvir o seu coração a bater e sentir as vossas carícias. Resumindo, o bebé vai encontrar as suas primeiras referências, assim como a mãe e o pai.  

Após uns minutos depois do nascimento, chega o momento de cortar o cordão umbilical. Esta missão costuma ser habitualmente confiada ao pai. É acima de tudo um gesto simbólico mas não é obrigatório! Deve saber que este procedimento não causa qualquer dor à mãe nem ao bebé, pelo que não há razão para ficar ansioso.

A primeira mamada pode até ocorrer antes da expulsão da placenta. O seu bebé vai naturalmente procurar o seu peito (reflexo da procura) e tentar chuchar nele (reflexo da sucção). Sem dúvida que vai precisar da sua ajuda para encontrar o seu peito. A enfermeira pode ajudá-la a encontrar a melhor posição para si e para o seu bebé, bem como orientá-la da melhor forma para lidar com a primeira mamada. 

A primeira avaliação

No momento do nascimento, o seu bebé vai ser submetido a uma examinação cuidadosa para verificar o seu estado de saúde em geral. A equipa médica vai verificar o batimento cardíaco, o tónus muscular, reflexos, temperatura, peso e comprimento, bem como o perímetro da sua cabeça. Tudo será examinado até ao mínimo detalhe! Uma loção antibiótica será aplicada nos seus olhos e o bebé tomará umas gotas de vitamina K (contra a doença hemorrágica do recém-nascido). Será introduzido um tubo muito fino no nariz e garganta do bebé para limpar as passagens respiratórias: é uma prática que impressiona mas não causa qualquer dor ao bebé. Nesta altura o bebé também terá feito o famoso "teste de Apgar" para verificar o estado das funções vitais.

Assim que todos estes exames tiverem sido cumpridos, é o momento de ser limpo pela enfermeira, vestir uma roupa quentinha e voltar para ao pé da mãe e do pai. A pequena família está agora reunida. Aproveite estes primeiros momentos de calma, antes de retornar ao quarto e começarem todas as visitas!

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado
Artigo Comentários