Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Que leite infantil devo escolher?

Que leite infantil devo escolher?

 

Estou a dar biberão ao meu bebé e tenho de confessar que estou a ter dificuldades em escolher entre os vários tipos de leites infantis disponíveis. O que devo saber para fazer a escolha mais indicada para o meu bebé?

Quinta-feira, 28 de Abril de 2016

Leites Infantis

 

O que devo saber para escolher bem? Não é uma escolha fácil! Entre as diferentes marcas, diferentes idades, diferentes benefícios nutricionais, diferentes formatos (em pó ou em líquido já preparado), etc., escolher o leite infantil adequado para o bebé pode tornar-se uma tarefa complicada. Não se preocupe: o pediatra ou profissional de saúde que acompanha o bebé irá ajudá-la e aconselhá-la na escolha do leite infantil mais adequado às necessidades específicas do seu bebé. Entretanto aqui fica um resumo dos diferentes tipos de leite infantil adequados para cada etapa do bebé.

 

Diferentes leites infantis, para diferentes etapas

Os leites infantis – às vezes também designados por leites ou fórmulas para lactentes - são considerados “alimentos destinados para lactentes e crianças de pouca idade”*. Os lactentes são crianças com menos de 12 meses e crianças de pouca idade definem-se como as que têm entre 1 e 3 anos de idade. Os leites infantis podem ser agrupados da seguinte forma:

  • Leites para lactentes são destinados a lactentes desde o nascimento.
  • Leites de transição são destinados a lactentes a partir dos 6 meses de idade, como complemento de uma alimentação diversificada do bebé.
  • Bebidas lácteas infantis, vulgarmente designados por leites de crescimento, que se destinam a crianças de pouca idade a partir dos 12 meses até aos 36 meses.

*De acordo com o Código Internacional de Marketing dos Substitutos do Leite Materno.

 

Como escolher um leite de transição?

Decidiu dar um leite infantil ao seu bebé. Com a ajuda do pediatra ou profissional de saúde que acompanha o seu bebé, terá de escolher um leite infantil adequado às necessidades específicas do bebé, tendo sempre presente que cada leite infantil é diferente:

  • Está a começar a fazer a transição do leite materno para o leite infantil? Existem leites infantis apropriados como complemento ou substituto do leite materno. Este tipo de leite infantil contém uma baixa quantidade de proteínas, idêntica à quantidade de proteínas existentes no leite materno, para ajudar o bebé a desenvolver-se sem sobrecarregar o seu organismo ainda imaturo.
  • Para bebés que não foram amamentados, recomenda-se que escolha um leite infantil que ajude a reforçar as defesas naturais do bebé. Quando o bebé nasce, o seu sistema imunitário ainda não está completamente desenvolvido. O leite materno fornece a proteção natural nos primeiros meses de vida do seu bebé.
  • Se o bebé tem história de alergias na família, o pediatra poderá recomendar um leite infantil hipoalergénico.
  • Finalmente, se o seu bebé regurgita frequentemente ("bolsa muitas vezes"), poderá experimentar um leite infantil espessado, um leite enriquecido com amido de batata, que contribuí para a redução dos pequenos problemas digestivos do bebé.

 

Leites de crescimento para crianças de pouca idade.

Até aos 3 anos de idade, o leite de vaca (demasiado pobre em ferro e em ácidos gordos essenciais e excessivamente rico em proteínas) não é o mais adequado para as necessidades específicas da criança. O seu bebé está a desenvolver-se como nunca! Aprendeu a caminhar, a falar e a correr por todo o lado, pelo que as crianças nesta idade necessitam de toda a energia do mundo! É importante oferecer-lhe um leite infantil que a permita crescer saudável ao mesmo tempo que ajuda a criar bons hábitos alimentares desde o início.

A partir dos 12 meses, pode começar a dar à criança uma bebida láctea infantil, comummente designadas por leites de crescimento. Este tipo de leite infantil é especialmente adaptado às necessidades das crianças nesta idade, apresentando uma quantidade adequada de proteínas, para não sobrecarregar o organismo da criança com proteínas em excesso. Além disso, estes leites infantis são enriquecidos em nutrientes essenciais como ferro, ácidos gordos essenciais (ómega-3) e vitaminas.

A partir dos 3 anos, pode alterar para bebidas lácteas infantis para crianças mais crescidas, uma vez que são melhor adaptadas às novas necessidades nutricionais da criança cheia de energia e vitalidade nesta idade. Estas bebidas lácteas infantis fornecem toda a energia, vitaminas e minerais que a criança necessita.

Para ajudá-la a encontrar o leite infantil mais adequado para o seu bebé, de acordo com o pediatra ou profissional de saúde do bebé.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado
Artigo Comentários