Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Não é membro? Registe-se aqui
Pesquisar
Partilhe Programa de Nutrição
X
Mãe a comer iogurte com vitaminas e minerais para gravidez saudável
Latest Science News

Vitaminas e minerais para uma gravidez saudável

Antes de engravidar pense em obter vitaminas e minerais essenciais para ter uma gravidez saudável até ao final. Conheça o que pode tomar.

Comer bem antes de conceber pode ajudar o seu futuro bebé a ter o melhor começo de vida possível. Veja como obter algumas das vitaminas e minerais essenciais de que precisa para uma gravidez saudável.

Planeia começar uma família? Fazer uma dieta saudável rica em vitaminas e minerais agora pode ajudar a apoiar a sua fertilidade e aumentar as suas reservas de nutrientes para assegurar uma gravidez saudável. Uma boa alimentação é igualmente vital para o desenvolvimento do seu bebé, especialmente antes de saber sequer que engravidou. Descubra as vitaminas e minerais chave de que vai precisar antes da gravidez e no futuro, onde os encontrar e algumas maneiras simples de os incluir na sua dieta.

O quê? Ácido Fólico

Porquê? O ácido fólico ajuda a reduzir o risco de defeitos congénitos graves da coluna vertebral e cérebro chamados defeitos do tubo neural. Também ajuda o corpo a criar células novas. 
Onde? Encontra-se em vegetais de folhas verde-escuras, feijões secos e grão, laranjas, cereais de pequeno-almoço fortificados com ácido fólico, e outros cereais enriquecidos com ácido fólico.
Sugestões para a sua lista de compras: Um suplemento que forneça 400mcg de ácido fólico. Porque o ácido fólico é necessário muito cedo numa gravidez saudável, ainda antes mesmo de descobrir que engravidou, as mulheres que estão a planear uma gravidez devem considerar tomar um suplemento, além de fazerem uma alimentação rica em ácido fólico.

O quê? Vitamina B12

Porquê? É necessária para a produção de glóbulos vermelhos e ajuda o sistema nervoso. 
Onde? A vitamina B12 é encontrada naturalmente em produtos animais como peixe, ovos, leite e queijo. Os vegans podem obtê-la em alimentos alimentos fortificados com B12, como alguns cereais de pequeno-almoço e leveduras nutricionais. 
Sugestões para a sua lista de compras: Salmão, ovos, queijo, e leveduras nutricionais. Um filete de salmão pequeno (ou 100g de salmão enlatado) fornece a sua dose diária recomendada de B12. Ovos e queijo são bons para omeletes, ou mesmo uma quiche. A levedura nutricional fornece B12 e é fácil de polvilhar em saladas ou pipocas. 

O quê? Vitamina B6

Porquê? Ajuda o seu corpo a metabolizar a proteína e as gorduras e é vital para o desenvolvimento do cérebro e sistema nervoso do seu futuro bebé.
Onde? Gemas de ovos, cenouras, bananas, amendoins e cereais integrais são ricos em B6. 
Sugestões para a sua lista de compras: Ovos e pão integral (uma refeição de ovos mexidos em tosta integral, por exemplo, combina duas fontes de B6), palitos de cenoura, amendoins e bananas para fazer um snack simples. 

O quê? Vitamina A

Porquê? A vitamina A é essencial para a visão, o sistema imunitário e o crescimento do seu futuro bebé e para uma gravidez saudável. 
Onde? Encontra-se nos brócolos, espinafre, batata doce, cenouras, couve, abóbora, leite gordo e queijo. 
Sugestões para a sua lista de compras: Batata doce (uma batata doce pequena assada fornece toda a vitamina A de que precisa num dia), abóbora e couve (precisa de cerca de 100g de qualquer um destes para cumprir os seus objetivos pré-gravidez).

O quê? Ferro

Porquê? O ferro ajuda a transportar oxigénio no sangue, e é necessário para a divisão de células e para o crescimento saudável do seu futuro bebé.
Onde? As melhores fontes de ferro incluem produtos animais como a carne vermelha, o peixe ou as aves. Ervilhas, feijões e lentilhas secos, espinafre, frutos secos e cereais de pequeno-almoço fortificados com ferro também são bons fornecedores. Alimentos ricos em vitamina C, como as laranjas, tomates e morangos, ajudam o seu corpo a absorver melhor o ferro de origens não animais.
Sugestões para a sua lista de compras: Carne de vaca, lentilhas e feijões (para um guisado delicioso, por exemplo) e cereais de pequeno-almoço fortificados (que podem satisfazer todas as suas necessidades de ferro diárias - verifique na embalagem) para uma alimentação rica em vitaminas e minerais na gravidez.

O quê? Zinco

Porquê? Este mineral é fundamental para as funções e divisão celulares, crescimento e funções imunitárias. 
Onde? Encontra zinco nos ovos, marisco, carne vermelha, ervilhas, feijões e lentilhas secos, frutos secos, cereais integrais e cereais fortificados com zinco. 
Sugestões para a sua lista de compras: Grão de bico e bife do lombo. (um bife de 113g fornece quase metade das suas necessidades de zinco diárias).

O quê? Iodo

Porquê? É necessário para o funcionamento normal da sua glândula tiroide, que produz as hormonas necessárias a muitas funções do seu corpo. O iodo ajuda  também a apoiar o crescimento e desenvolvimento do cérebro e sistema nervoso do seu futuro bebé.   
Onde? Encontra-se no peixe, algas, ovos, lacticínios e sal iodado. 
Sugestões para a sua lista de compras: Peixe branco, ovos, leite e iogurte natural (que pode fazer uma sobremesa deliciosa quando combinado com fruta fresca).  

Este artigo foi útil?
  • Insuficiente
  • Suficiente
  • Normal
  • Boa
  • Muito Bom

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Nestlé brinde de boas-vindasBrinde de boas-vindas
  • Nestlé informação personalizadaInformação Personalizada
  • Nestlé amostras e descontosAmostras e Descontos
  • Nestlé programa educativo de nutriçãoPrograma Educativo de Nutrição
Pesquisar

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre informação útil para si.

Entre na sua conta!

Beneficie de ferramentas exclusivas e navegue no Programa Educativo.