Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
é menino ou menina?

É menino ou menina?

 

A partir do quarto mês da gravidez, durante a segunda ecografia, pode finalmente ter a resposta à importante pergunta: É menino ou menina? Deve continuar a ser segredo ou não? Quero saber o sexo do meu bebé?

Segunda, 18 de Julho de 2016

O sexo do bebé

 

Quero saber o sexo do bebé? Esta é umas das questões mais colocadas pelos futuros pais desde a confirmação de que está grávida. Alguns pais querem conhecer o sexo do bebé, enquanto outros preferem guardar a surpresa para o grande dia do nascimento do bebé. A escolha deve ser sua!

 

A lotaria genética

Tudo se decide no momento da fecundação. O óvulo fecundado possui apenas um cromossoma sexual de tipo X. O espermatozoide do pai vai acrescentar-lhe um cromossoma sexual do tipo X ou Y. É assim que o espermatozoide do pai determina o sexo do bebé. Se o resultado é um XX, o bebé será uma menina. Se o resultado é um XY será um menino.Segundo algumas teorias, é possível influenciar o sexo do bebé através da alimentação, seguindo uma alimentação para menina ou alimentação para menino. Se os pais comerem alimentos salgados, as hipóteses de terem um rapaz são maiores - esta é a alimentação para o bebé ser um menino. Se os pais gostarem de produtos lácteos, a probabilidade de terem uma menina aumenta – está é a alimentação para o bebé ser uma menina. Não há qualquer fundamento científico neste método, e além disso arrisca-se a ter um desequilíbrio nutricional, tanto para a mãe como para o bebé. Como vê, não deve prestar muita atenção a este tipo de crenças.Outra teoria afirma que, para ter um menino, a data da ovulação e a data da fecundação devem ser o mais próximas possível (num máximo de dois dias), porque os espermatozoide Y são mais rápidos mas também morrem mais cedo. Quando a relação sexual teve lugar quatro ou cinco dias antes da data da ovulação, todos os espermatozoides Y terão morrido quando chegar o dia da ovulação e apenas os espermatozoides X terão sobrevivido – são mais lentos mas mais resistente. Não tem nada a perder em tentar…

 

Quer saber o sexo do seu bebé?

Durante a segunda ecografia, o médico vai com certeza perguntar-lhe: "Quer saber o sexo do seu bebé?". Convém que pense nesta questão antes de tomar uma decisão, e que ambos concordem! É acima de tudo uma escolha pessoal: os pais, ou apenas um deles, podem querer guardar a surpresa para o fim. Contudo, pode também conhecer o sexo do seu bebé mas não partilhar a quem a rodeia: será assim um segredo para os dois (ou talvez três) guardarem!

 

É menino ou menina?

Esta decisão tem consequências práticas quando chega a altura de escolher o nome próprio do seu bebé, a decoração do quarto ou as primeiras roupinhas para o bebé. Se decidir guardar este segredo na sua família, ou se apenas um dos pais sabe, tenha cuidado para não estragar a surpresa!De qualquer forma, saber o sexo antes do nascimento do seu bebé pode tornar a sua gravidez mais concreta. Algumas mães – e especialmente alguns pais – necessitam disto. Também pode ser importante para preparar o irmão ou irmã mais velha para a chegada de um novo membro à família.Por último também tem de estar ciente que pode haver equívocos na ecografia! É raro, mas por vezes acontece…

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado
Artigo Comentários