O seu bebé ainda não nasceu, mas já deve ter notado algumas alterações nos seus seios. É o seu corpo a preparar-se para a amamentação. Entender essas alterações e os benefícios da amamentação não só para si, como também para a saúde do seu bebé, é essencial para muitas mulheres. Apresentamos-lhe alguns benefícios que poderão pesar na sua decisão de amamentar.
O leite materno contém tudo o que o seu pequeno rebento precisa para crescer de forma saudável — para além de lhe trazer benefícios também para si.
O leite materno é o alimento naturalmente perfeito para o seu bebé. Eis as razões:
- A composição do leite materno evolui de forma a acompanhar as necessidades nutricionais do seu bebé. Durante os primeiros 3 a 4 dias, o seu organismo produz um leite espesso e amarelo, chamado colostro. Este está concentrado em anticorpos e proteínas, que protegem os intestinos do seu recém-nascido e fornecem imunidade natural.
- O leite materno contém naturalmente proteínas, hidratos de carbono e gorduras nas proporções perfeitas para satisfazer as necessidades energéticas do seu bebé.
- A gordura presente no leite materno é rica em ácidos gordos essenciais, DHA e ARA, que contribuem para o desenvolvimento saudável dos olhos e do cérebro do bebé durante os seus primeiros anos de vida.
É de fácil digestão e absorção
- As centenas de nutrientes presentes no leite materno fomentam o ambiente mais saudável para o sistema digestivo do seu bebé.
- Ao invés das proteínas presentes no leite de vaca e na maioria das fórmulas, as proteínas do leite materno são naturalmente leves e fáceis de digerir.
Confere proteção
- Ajuda na prevenção de alergias alimentares, intolerância e sensibilidade às proteínas no bebé.
- O leite materno contém anticorpos e outros constituintes que ajudam a reduzir o risco de infeções, tais como otites e pneumonia.
- As bactérias saudáveis (bifidobactérias e lactobacilos) — os chamados probióticos — presentes no leite materno exercem uma influência positiva na função digestiva e no fortalecimento imunitário.
A amamentação também faz bem à saúde. Eis as razões:
Reduz os riscos futuros de saúde
- Diminui o risco de vir a ter diabetes mellitus tipo 2, cancro da mama e cancro dos ovários, no futuro.
As hormonas da amamentação, como a oxitocina, reduzem o tempo de recuperação pós-parto da mulher
- O ato de amamentar desencadeia a libertação de oxitocina, o que ajuda o útero a voltar mais rapidamente ao seu tamanho anterior à gravidez.
- Também desencadeia uma melhor coagulação do sangue, reduzindo assim o sangramento pós-parto.
Ajuda a reduzir o stress, graças ao seu efeito calmante
- As hormonas estimuladas pelo contacto físico com o seu bebé e pela produção de leite materno ajudam-na a relaxar e a sentir-se mais calma.
- Este potenciador de boa disposição tem sido relacionado com a diminuição do risco de depressão pós-parto.
Ajuda a mãe a criar laços com o bebé e a saber interpretar os seus sinais
- Fujam os dois ao rebuliço.
- Descontraia com o seu bebé e observe a forma como ele comunica.
- O contacto pele a pele e olhos nos olhos permite estabelecer uma cumplicidade única.
Barato, conveniente e natural
- Exige pouco ou nenhum equipamento.
- Pode fazer-se praticamente em qualquer lado e a qualquer hora.