6-12 meses
Programa Educativo de Nutrição
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Uma rotina de sono do bebé regular à hora de deitar pode ajudar o seu bebé a dormir melhor e promover a sua saúde

Sabia que? Deitar o seu bebé quando está ensonado mas ainda acordado e mais ou menos à mesma hora todas as noites, pode ajudar a criar uma rotina de sono eficaz.

Ago 29, 2022

Nos primeiros meses de vida, os hábitos de sono do seu bebé podem ter sido imprevisíveis e com a possibilidade de acordar várias vezes durante a noite. Agora que o seu bebé saudável tem seis meses de idade, já consegue dormir à noite por períodos mais longos. À medida que a atividade diária dele aumenta e o seu desenvolvimento progride, ele pode começar a desenvolver padrões de sono regulares. A consistência é fundamental no que toca a horas de deitar e rotinas para dormir. Seguir sempre o mesmo padrão familiar antes de apagar a luz vai ajudar o seu bebé a dormir o que precisa.

 

Surpreendentemente, estudos recentes demonstraram, também, que os bebés e crianças pequenas que não dormem o suficiente, com regularidade, têm maiores probabilidades de se tornarem crianças com dietas de menor qualidade quando crescem. Num estudo em particular, as crianças que dormiam adequadamente (ao longo da infância) comiam mais porções de cereais integrais e consumiam menos bebidas açucaradas. Com esta ligação estabelecida entre a falta de sono a longo prazo e a tendência para fazer uma alimentação menos saudável, tem ainda mais motivos para se assegurar de que o seu bebé dorme o suficiente numa base regular.

 

Não é boa ideia esperar que o seu bebé esteja a dormir antes de o colocar no berço. Pensa-se que os bebés que são postos no berço quando estão ensonados, mas ainda acordados, têm maior facilidade em aprender a adormecer sozinhos. Claro que isso pode não acontecer à primeira, ou de cada vez que o vai deitar, mas vale a pena tentar uma abordagem que encoraje o seu bebé a descobrir como se acalmar a si mesmo. As mães que seguiram estas práticas de adormecer ao longo dos últimos meses estão provavelmente a colher os benefícios agora, com os seus bebés a adormecer sozinhos e sem dramas à noite. Se for uma abordagem nova para si e para o seu bebé, ainda vai a tempo de ajudar o seu bebé a dormir uma noite descansada. Veja 13 dicas para sonhos felizes para saber mais sobre o que pode fazer.

Dormir e crescimento
Os especialistas concordam que dormir adequadamente está ligado a um crescimento saudável. Atrás das pálpebras fechadas do seu bebé, o corpo dele está ocupado a desenvolver-se—física, mental e emocionalmente.

Num estudo recente, foram comparados os padrões de sono de dois grupos de bebés, até à idade de um ano. Os pais dos bebés de um grupo receberam instruções básicas sobre dormir e segurança no berço, mas não sobre técnicas de ‘parentalidade responsiva’. Os pais no segundo grupo foram ensinados técnicas de parentalidade responsiva relacionadas com o sono, incluindo:
• usar abordagens calmantes para sossegar bebés incomodados, mas sem fome, em vez de lhes darem de comer
• reconhecer se o incómodo se deve a fome ou cansaço
• seguir rotinas consistentes à hora de ir para a cama, que não acabam a dar de comer para adormecer
• fazer as horas de deitar mais cedo
• dar aos bebés algum tempo para se acalmarem sozinhos quando os deitam, ao fim do dia, e quando acordam durante a noite

O estudo revelou que os bebés dos pais que seguiam técnicas de parentalidade responsiva para adormecer eram mais predispostos a:
• deitarem-se mais cedo
• acalmarem-se sozinhos para dormir
• dormirem por períodos longos à noite

 

“Este estudo revela o impacto positivo que as ações dos pais podem ter no sono dos seus bebés,” explica Anne Dattilo, PhD, RD, Diretora Associada de Ciência da Nutrição da Nestlé Infant Nutrition. “Quando os pais seguem técnicas de parentalidade responsiva, os bebés mostraram melhorias nos seus padrões de sono e na duração do seu sono noturno. Visto que outras pesquisas revelaram uma ligação entre a qualidade do sono de uma criança pequena e uma curva de crescimento saudável, podemos encorajar os pais a reconhecerem que as rotinas para dormir que eles estabelecerem para os seus bebés agora, podem ter efeitos duradouros na sua saúde.”

Um bebé incomodado não é sempre um bebé com fome
Se o seu bebé acorda de noite, assumir que ele está com fome é o mais fácil. No entanto, não é sempre esse o caso. Os bebés acordam de noite por muitas razões—pode sentir-se irrequieto, ter a fralda suja, ou ter sido acordado por um barulho qualquer. Ou mesmo, à medida que se aproxima dos sete ou oito meses de idade, pode estar a sentir ansiedade de separação. Isso é normal e ele pode só querer saber se está lá para o ajudar.

 

Alguns pais acreditam que os bebés alimentados com fórmulas lácteas têm mais probabilidades de dormirem a noite toda, mas as pesquisas sugerem que acordam com a mesma frequência que um bebé que está a ser amamentado. Os estudos mostram também que as mães que usam alimentos para acalmar os seus bebés, quando eles não estão a dar sinais de fome, têm crianças com mais peso. A Dra. Dattilo reforça que “escolher métodos de acalmar à noite e à hora da sesta que não incluem alimentação, quando o bebé não está a dar sinais de fome, pode ajudar a reduzir o risco do seu bebé ter excesso de peso quando crescer.”