8-10 meses
Programa Educativo de Nutrição
Add this post to favorites

A rotina do sono do bebé

Além de recarregar as baterias do seu bebé para as brincadeiras do dia seguinte, dormir pode ajudar a desenvolver o cérebro, o corpo e mesmo o vocabulário.

Set 28, 2022

Há poucas coisa que aqueçam mais o coração de uma mãe do que ver o seu bebé a dormir pacificamente. Seja a sesta depois de uma manhã muito ativa e ocupada, ou o sono noturno depois da sua rotina de dormir habitual, esta é a altura em que ele pode descansar e recuperar o seu corpo e mente.

 

A ligação entre dormir e falar
O sono é muito mais que um período de pausa para os bebés. Tem um papel positivo e crucial no desenvolvimento do cérebro e no crescimento físico do seu bebé.

 

O que pode achar surpreendente é que pesquisas recentes encontraram uma ligação entre os padrões de sono iniciais e o desenvolvimento do vocabulário quando o bebé é mais velho. Segundo os especialistas, o número de sestas que o seu bebé faz ao longo do dia, agora, pode ter um impacto positivo no número de palavras que ele é capaz de dizer e compreender à medida que cresce.

 

Quantas horas de sono o bebé precisa?
Todos os bebés são únicos, mas entre os oito e 10 meses, é provável que o seu bebé esteja a dormir nove a 12 horas por noite. Ao contrário dos primeiros meses, o seu bebé já pode estar a dormir a noite toda, o que quer dizer que a mãe se sente mais repousada também. Com todas as atividades diárias que o seu bebé aprecia fazer, e com todas as novas aptidões que ele está a aprender diariamente, não surpreende que ele precise de uma boa noite de sono.

 

Com esta idade, o seu bebé precisa de 15 a 16 horas totais de sono, todos os dias, incluindo sestas e sono noturno. É provável que o seu bebé esteja a fazer duas ou três sestas ao longo do dia, com tempos de duração diferentes. Alguns bebés fazem 30 minutos de sesta, outros dormem até duas horas. O seu bebé pode resistir um pouco à mamã à hora de fazer a sesta, mas talvez seja apenas por não se querer afastar de si, e não por estar cansado.

 

Rotina, rotina, rotina do sono do bebé
Está comprovado que os bebé dormem por mais tempo quando existe uma rotina de ir para a cama firmemente estabelecida. Talvez a rotina em sua casa comece às 19h e inclua um banho, uma história ou canção de embalar, e um beijo de boa noite. O que quer que esteja habituada a fazer, deve fazer parte do padrão de pré-sono de cada noite.

 

Provavelmente, o seu bebé já está tão familiarizado com a rotina da hora de ir para a cama que é ele que escolhe a história ou canção que prefere! Tal como fez quando ele era mais pequeno, evite dar-lhe um biberão no berço. Ao colocar o seu bebé no berço quando está ensonado, mas ainda desperto, ajudou-o a aprender a adormecer sozinho. (Quer mais ideias para rotinas calmantes à hora de ir para acama? Veja 13 dicas para sonhos felizes.) Todos estes hábitos ajudam o seu bebé a dormir a noite toda.

 

A maioria dos bebés desta idade já consegue rebolar—por isso, mesmo que o coloque a dormir de costas no berço, pode ser que o encontre deitado sobre a barriga de manhã. Nesta altura, já pode ser ele a decidir se quer dormir de costas ou de barriga para baixo.

 

Muitos bebés dormem a noite toda, mas alguns ainda continuam a acordar várias vezes. Se ele acordar com esta idade, é pouco provável que seja para se alimentar, por isso, procure outras causas possíveis antes de lhe dar de comer. O tipo de leite que oferece ao seu bebé ao longo do dia não afeta a frequência com que ele acorda de noite. Os estudos indicam que os bebés que amamentam ou estão a fazer fórmula acordam mais ou menos o mesmo número de vezes cada noite.

 

Problemas de sono e soluções
Ansiedade de separação Se reparar que o seu bebé está relutante em se separar de si, ele pode estar a começar a sentir ansiedade de separação. Uma forma de ajudar é com um ‘objeto de transição’, como um brinquedo ou uma peça de tecido que possam ser deixados em segurança no berço até depois de ele adormecer. Isto pode ajudá-lo a acalmar quando está afastado de si, e pode ser mais um passo para o ajudar a ser independente. Escolha um brinquedo macio e lavável, sem bordos ou pontas afiadas ou peças pequenas que se possam soltar (como botões) e certifique-se que é feito de tecidos retardantes / resistentes ao fogo.

 


Sono inadequado A falta de uma rotina do sono pode ser a causa do seu bebé não estar a dormir o suficiente. Deitar tarde, ter uma televisão no quarto e não seguir uma rotina à hora de ir para a cama, são tudo causas associadas a períodos de sono mais curtos, de acordo com estudos recentes.

 


Pesadelos Com oito a 10 meses, o seu bebé pode começar a ter pesadelos. Estes ocorrem durante o período de sono REM (movimento rápido ocular) e podem fazer o seu bebé acordar alterado e a chorar. Vá ter com ele para o reconfortar, dê-lhe colinho, tranquilize-o com a sua presença, e faça-o sentir que está seguro.

Perceber porque é que ele acorda
Se o seu bebé tem dormido a noite toda mas começa a acordar de vez em quando, não comece logo por lhe dar de comer. Em vez disso, pense noutras razões possíveis para ele estar a acordar. Depois de verificar os culpados mais óbvios—se ele precisa de mudar a fralda ou se está com demasiado calor/frio, coloque estas perguntas a si mesma:

1. Serão os dentes a rebentar?

2. Estará com uma constipação? Ou acabou de ser vacinado?

3. A sua rotina de ir deitar foi alterada?

4. Há alguma coisa diferente nesta noite? Está de férias, ou acabou de mudar para uma casa nova?

5. Será que teve um pesadelo?

 

Se suspeitar que os dentes a nascer são o problema, experimente usar um pano molhado frio para aliviar as gengivas. Se acha que ele acordou por causa de alguma destas outras razões, tente acalmar e tranquilizar o seu bebé. Fale sempre com o seu profissional de saúde se o seu bebé estiver a mostrar sinais de ter alguma doença.