Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Como devo fazer massagens ao bebé?

Como devo fazer massagens ao bebé?

 

Pensa-se que as massagens ajudam o bebé a relaxar, encorajam a comunicação e ajudam-no a desenvolver-se. Posso começar desde o nascimento? Quais são as regras básicas? Que produtos devo usar?

Quarta-feira, 25 de Maio de 2016

Massagem do bebé

 

O seu bebé acaba de tomar banho. Enrolado numa toalha de banho macia, contorce-se energicamente, há uma sugestão de um primeiro sorriso, emite os primeiros sons. A massagem prolonga e enfatiza esta terna cumplicidade que você não perderia por nada deste mundo. Esta arte do toque, muito desenvolvida nas culturas africanas e indianas, era até há pouco tempo um tabu nas sociedades ocidentais. Felizmente, as mentalidades mudaram e a massagem passou a ser mais uma maneira de comunicar com o seu bebé. As virtudes desta prática – relaxamento do bebé, fazer com que se sinta seguro, e promoção do seu desenvolvimento motor – são atualmente reconhecidas até por médicos.

Um breve manual para ajudar pai e mãe a tornarem-se peritos em massagens!

 

Aprender a massajar é aprender uma nova forma de comunicar

Os bebés adquirem o sentido do toque por volta do sexto mês de gravidez. O contacto "pele-com-pele" da massagem desde o nascimento prolonga a sensação de aconchego que o bebé sente na barriga da mãe. Inicia uma linguagem corporal que permite às mães e pais a expressão da ternura que sentem. Os pais podem ter aguardado ansiosamente pelo nascimento do bebé, mas não é raro que se sintam perdidos ou mesmo intimidados pelo ser pequenino que exige a sua total atenção.

Se o seu bebé chora sem que consiga perceber a razão para tal, não arranque os cabelos, nem procure desesperadamente uma causa para esse choro. Acomode-se confortavelmente com o seu bebé e veja se ele gostaria de uma massagem. Magia! Este momento especial cheio de ternura vai acalmar o seu bebé. Ao libertar os seus pequenos músculos, vai relaxar o bebé, dando-lhe bem-estar. Os seus movimentos protetores vão tranquilizar o seu bebé e ajudá-lo a adormecer. A massagem dá ainda ao bebé um descanso da posição horizontal em que se encontra permanentemente.

Se o seu bebé se estiver a contorcer e a chorar, massage suavemente a sua barriga com a palma da mão. A leve pressão e o calor produzido vão acalmar os dolorosos sintomas de cólicas. Guarde tempo para massajar regularmente o seu bebé para que ele vá, gradualmente, ganhando consciência do seu próprio corpo.

Siga os nossos conselhos sobre a arte de bem massajar.

 

Uma massagem eficaz

Momento mais acertado? Quando o bebé está relaxado. Antes de ir para a cama, depois de ter mudado uma fralda, ou depois do banho. O mais importante é que tanto o bebé como os pais estejam disponíveis e calmos para partilharem alguns minutos de cumplicidade. A massagem deve ser evitada logo depois de o bebé mamar ou tomar o biberão, uma vez que pode perturbar o funcionamento da sua barriguinha.

Local? Um quarto sossegado com a temperatura adequada – nem muito frio, nem muito quente – e sem luzes fortes. Pode deitar o bebé na mesa de muda de fraldas ou na cama. Também pode tentar sentar-se, deitando o bebé num cobertor ou numa almofada em cima dos seus joelhos. Idealmente, o bebé deve estar nú. Para reconfortar o seu bebé pode cobrir as partes do corpo que não está a massajar, usando para isso uma toalha macia. Se o bebé chorar ou não parecer à vontade, provavelmente não lhe apetece a massagem. Pode tentar mais tarde ou num outro dia.

Os bebés não devem ser massajados como os adultos. Assim, não vista a pele de fisioterapeuta! Comece gentilmente, tendo sempre em mente que o que importa é o bem-estar do bebé e não as suas competências como massagista. Antes de o bebé fazer dois meses comece com movimentos firmes, mas suaves. À medida que o bebé for crescendo, poderá ir melhorando a sua técnica e intensificar a massagem. Se tem medo de não fazer a massagem convenientemente ou se tem medo de magoar o bebé continue a ler sobre o tema. Se sente que precisa de mais apoio, porque não fazer um curso (veja a caixa).

Quando começar e durante quanto tempo? Pode começar a massajar assim que o cordão umbilical cair. Quando o bebé tiver um mês, pode ser massajado durante 5 a 10 minutos. É preferível fazer massagens curtas regularmente a fazer massagens longas, mas menos frequentes.

Até que idade? Não há um limite oficial. O seu bebé há-de arranjar maneira de lhe fazer saber que já não quer massagem.

Que produtos? Use apenas os produtos mais naturais (pelo risco de alergia, deve evitar o óleo de amêndoas doces), livres de perfume e de parabenos (conservantes usados em alguns cosméticos). O aroma do produto deve ser tão neutro quanto possível. Algumas marcas de cosméticos para bebé têm produtos apropriados para massagens.

 

A forma correta de fazer massagem

Retire todas as jóias para evitar magoar o bebé. Lave as mãos e cubra-as com óleo apropriado para bebé, esfregando-as durante alguns minutos para aquecê-las. Fale com o bebé, por exemplo, explique-lhe o que vai fazer. Pode cantar enquanto faz a massagem de modo a fazer com que o bebé se sinta à vontade.

O corpo: comece por tocar levemente em todo o corpo do bebé, da cabeça aos pés. O movimento mostrado na imagem abaixo pode ser repetido quatro a cinco vezes. Pare mal o bebé mostre sinais de estar irrequieto.

Pernas: coloque as palmas das mãos nos ombros e movimente-as no sentido descendente, em direção às pernas. Massage cada perna alternadamente com a palma da mão, no sentido da virilha para o tornozelo. Pressione suavemente as plantas dos pés com o seu polegar (cuidado, pois são muito sensíveis!), do calcanhar em direção aos dedos.

Barriga: coloque as suas mãos na barriga do bebé durante cerca de um minuto. Massage com  as palmas das mãos, em movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relógio. Depois, deslize uma mão de cada vez para os lados da barriga do bebé.

Braços e mãos: massage a parte interior dos braços com as palmas das suas mãos. Circule o braço com a sua mão e desça-a devagar pressionando levemente. Massage os dedos e as palmas das mãos do bebé, desenhando pequenos círculos.

Costas: deite o bebé sobre a barriga. Massage suavemente as costas com as suas palmas da mão, uma mão seguida da outra, primeiro da base do pescoço para o rabinho do bebé e, depois, no sentido oposto. Remate com uma leve massagem circular nas nádegas.

Quando acabar, deite o bebé de costas e vista-o de imediato pois a sua temperatura corporal terá descido devido ao relaxamento provocado pela massagem.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
Artigo Comentários

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre ifnromação útil para si.