Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Não é membro? Registe-se aqui
Pesquisar
Partilhe MPI List
X
Mãe a voltar a trabalhar

Dicas para voltar ao trabalho depois da licença de maternidade

Se as suas finanças familiares exigem que se torne uma mãe trabalhadora, é mais do que provável que esteja a planear o seu regresso ao trabalho no meio de um turbilhão de emoções — de culpada e ansiosa a empolgada e motivada. Como gere o equilíbrio entre vida pessoal e profissional da mãe trabalhadora? Se está a pensar como planear, o que dizer e o que perguntar ao seu empregador, as nossas dicas para regressar ao trabalho depois de ter um bebé vão ajudá-la.

Voltar
  • Mãe que amamenta de regresso ao trabalho?


    Só porque está de regresso ao trabalho não significa que tenha de deixar de amamentar. Veja aqui dicas úteis sobre como planear a mudança para a extração de leite  e alimentação do seu bebé com leite materno por biberão. Fale com o seu empregador antes de regressar. Diga que precisa de um local limpo e privado para extrair o leite. E quando regressar ao trabalho, bloqueie algum tempo na sua agenda para não se sentir stressada ou demasiado ocupada para o fazer.
  • Escolher a creche certa


    Para ajudar a aliviar qualquer culpa de mãe trabalhadora que opta por uma creche, faça a sua pesquisa e certifique-se de que está satisfeita com a creche que escolheu. Ao escolher uma creche  , peça recomendações, faça (talvez) uma "visita surpresa" às instalações, consulte as críticas sobre a creche e, mais importante ainda, confie no seu instinto! Se estiver descansada, poderá concentrar-se mais facilmente quando estiver a trabalhar.
  • Pedir trabalho flexível


    Se conseguir suportar uma redução do salário, pode sondar o seu empregador sobre a partilha de trabalho ou pedir uma redução das suas horas ou dias. Se tal não for opção, faça um pedido de trabalho flexível. Pode pedir que as suas horas sejam escalonadas para se ajustarem às suas necessidades em termos de cuidados do bebé (começar ou acabar mais cedo, por exemplo) ou para trabalhar em casa. Os empregadores não querem perder bons funcionários, por isso é do interesse deles avaliar cuidadosamente o seu pedido.
  • Mães trabalhadoras: lidar com os seus colegas de trabalho


    Se o seu horário de trabalho tiver mudado, ou se tiver reduzido a sua semana de trabalho, certifique-se de que a sua equipa está ciente disso. Informe todos para que possa gerir as suas expectativas e garantir que não se sente pressionada a fazer horas extraordinárias ou a aceitar prazos apertados que, realisticamente, não será capaz de cumprir. Ao estabelecer prioridades relativamente à sua carga de trabalho, não se esqueça de ter em conta o seu horário de trabalho. Não tenha medo de dar a sua opinião se os prazos lhe parecerem demasiado apertados ou de sugerir outros mais realistas.
  • Controlar a ansiedade da mãe trabalhadora


    Não exija demasiado de si. Esta vai ser uma mudança enorme para si. Aceite que vai demorar algum tempo até se adaptar à sua nova rotina. Seria bom se pudesse voltar ao trabalho depois da licença de maternidade, aos poucos, para poder tirar o pulso às coisas. Fale com o seu empregador sobre um regresso faseado. Poderia optar por uma redução das horas ou dias no primeiro mês, por exemplo, para garantir que tanto você como o seu bebé aguentam e estão felizes.
  • Procurar o apoio de mães trabalhadoras


    Quer seja uma amiga que está na mesma situação, mães trabalhadoras que trabalhem consigo ou um grupo de apoio de mães trabalhadoras, procure uma rede de pessoas com quem possa falar quando tudo estiver a ficar demasiado difícil, que possa responder a qualquer uma das suas perguntas e, basicamente, compreender a sua situação. Não esconda o que está a sentir. O seu parceiro e a sua família também a vão querer apoiar como puderem, por isso não tenha medo de dizer se precisar de ajuda.
Pesquisar

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre informação útil para si.

Entre na sua conta!

Beneficie de ferramentas exclusivas e navegue no Programa Educativo.