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Lidar com o baby blues

Depois da chegada do seu pequenote, é fácil esquecer-se de si — mas uma mãe feliz tem um bebé feliz. Aqui ficam algumas coisas que pode fazer para se assegurar de que o baby blues — ou depressão pós-parto  — não leva a melhor sobre si.

2min ler Fev 25, 2021
  • Fale com amigos e familiares se acha que tem baby blues. Muitas mulheres experienciam, pelo menos, alguns sintomas de baby blues imediatamente após o nascimento do bebé. Isso é causado pela súbita alteração hormonal que ocorre após o parto, aliada ao stress, isolamento, privação de sono e cansaço. É possível que se sinta mais chorosa, dominada pelos sentimentos e emocionalmente frágil. 
  • O baby blues é uma situação perfeitamente normal, mas se os seus sintomas não desaparecerem após algumas semanas ou até piorarem, é possível que esteja a sofrer de depressão pós-parto.
  • Converse com outros pais recentes. Estes podem estar a passar por uma situação semelhante.
  • Experimente um grupo pós-parto ou grupo de mães para conhecer progenitoras que estejam na mesma situação.
  • Experimente juntar-se a grupos de mães que amamentam para se sentir num espaço seguro.
  • Pondere conversar com um profissional, pois há pessoas que a podem ajudar. Pergunte ao seu médico onde começar.
  • Torne-se ativa. É surpreendente como algum exercício pode melhorar o seu humor.
  • Tenha uma dieta saudável, variada e equilibrada.
  • Além de tentar apanhar algum sol, pondere tomar um suplemento diário que contenha 10 mcg de vitamina D. 
  • Tente deixar tempo para coisas simples como tomar banho e arranjar o cabelo — estas podem fazer uma grande diferença.
  • Escreva um diário de emoções. Identificar como se sente em cada dia pode ajudar a perceber o que a faz ou não feliz.
  • Seja mais generosa consigo própria. Está a fazer o seu melhor — não é preciso ser perfeita. 
  • Peça ajuda a amigos e familiares. Tratar de menos tarefas pode fazer toda a diferença.