Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Nove meses para me mimar!

Nove meses para me mimar!

 

A gravidez é um período maravilhoso durante o qual me sinto completamente feminina. Este é o momento ideal para cuidar de mim e para ter particular atenção ao meu corpo, à minha pele e aos meus cabelos. Onde é que está o mal em mimar-me?

Quinta-feira, 28 de Abril de 2016

Cuidar da pele durante a gravidez

 

Quando está grávida, o seu corpo vai sofrer algumas alterações e a sua pele vai ser submetida a alguns desafios: a pele vai esticar devido ao aumento do peso e a natureza da sua pele vai sofrer alterações devido às hormonas. Resultado: o seu ritual de beleza vai ter de ser adaptado.

 

Que soluções há para as estrias?

Barriga, peito, ancas e nádegas… Algumas mulheres grávidas vêm aparecer umas riscas brancas na sua pele. São as chamadas estrias, que aparecem devido à sua pele esticar demasiado rápido com o aumento de peso. Isto leva à quebra das fibras de colagénio e consequentemente há produção de tecido de cicatrização. A primeira coisa que tem de ter presente é que as mulheres não são todas iguais no que respeita a estrias: algumas mulheres sofrem de estrias mesmo aplicando um creme hidratante diariamente, enquanto outras mulheres "não fazem nada" e conseguem escapar ilesas.

Assim que as estrias aparecem, é praticamente impossível fazê-las desaparecer. Os cremes anti estrias podem, no melhor dos casos, atrasar o seu progresso e manter a elasticidade da pele. Não há soluções milagrosas! Para otimizar o efeito desses cremes, é essencial aplicá-los duas vezes por dia mediante uma massagem, até serem absorvidos pela pele. Para completar este tratamento, prefira duches de água fria e opte por óleos como de amêndoas doces, abacate e onagra, para massajar a sua pele.

Cuidar do seu peito é também importante para prepará-lo para a amamentação. Se a sua pele estiver bem hidratada, também está bem tonificada. Experimente aplicar um creme hidratante no seu peito e pescoço, com uma massagem suave tanto de manhã como à noite. Sugestão para manter um peito firme? Termine o seu duche com um jacto de água fria por cima do peito. Vá lá – você consegue! Invista num bom sutiã, perfeitamente adaptado à sua medida. Não hesite em pedir conselhos ao seu farmacêutico, já que existem diversas marcas de cremes formulados especificamente para mulheres grávidas.

 

Cuidados à medida do seu rosto

Durante a gravidez, a natureza da sua pele vai alterar-se devido à atividade hormonal. Pode sentir-se mais bonita, mas também pode ficar mais seca, ou pelo contrário, mais gordurosa! Para assegurar que não agrava o problema, é essencial escolher os tratamentos específicos e que adapte o seu creme de rosto de dia e de noite à nova textura da sua pele. Mais uma vez, peça conselhos ao seu farmacêutico ou ao seu dermatologista.

Durante estes nove meses, também deve evitar a exposição ao sol, ou poderá ver aparecer manchas castanhas no seu rosto. São os chamados cloasmas. São causados pelas hormonas que aceleram a síntese de melanina, o pigmento natural da pele. Normalmente desaparecem durante o ano seguinte ao nascimento do bebé, mas o melhor é mesmo evitá-las!

Assim, deve evitar a exposição ao sol entre as 11:30h e as 16h e proteja a sua pele com creme solar com um fator de proteção elevado. Também existem cremes de rosto de dia com proteção solar, já que no dia-a-dia, sem se dar por isso, expomo-nos ao sol assim que chega o bom tempo.

 

Comer bem para ter uma pele bonita

A beleza também provém de dentro! Assim, prefira alimentos que sejam ricos nos seguintes nutrientes:

  • Ómega-3, para contribuir para a resistência da sua pele: óleos vegetais, frutos gordos (amêndoas, nozes, avelãs…), peixe gordo como carapau, sardinha ou salmão.
  • Vitamina C, que ajuda a manter a sua pele saudável e de boa saúde: laranjas, limões, quivis.
  • Vitamina A, que evita que a sua pele seque: encontrada na gema do ovo, fígado, produtos lácteos e algumas frutas ou vegetais na forma de betacaroteno (vegetais verdes, cenouras, melões, alperces).

E o que fazer depois da gravidez? Não descuide os seus esforços: deve continuar a cuidar da sua pele e fazer uma alimentação variada e equilibrada e vai ser a mais bonita das mães!

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • Ofertas ExclusivasOfertas Exclusivas
  • Benefit 3Informação Personalizada
  • Amostras e Vales
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Conteúdo Relacionado
Artigo Comentários