Programa Nutricional
Adicionar este post aos favoritos

Recém nascido: Metas de desenvolvimento

3 metas de desenvolvimento do seu bebé a que deve estar atenta.

2min ler Set 15, 2016

Como nova mamã, tem muitos momentos marcantes no desenvolvimento do seu bebé para antecipar, mas não se esqueça de que cada bebé se desenvolve ao seu próprio ritmo.

Durante o primeiro ano de vida, o seu bebé vai crescer e desenvolver-se a uma velocidade estonteante.  

As suas grandes conquistas – chamadas metas de desenvolvimento – incluem gatinhar, sentar, ficar de pé, caminhar e até dizer as suas primeiras palavras.  

Nenhum bebé é igual ao outro por isso deve ter consciência que o seu bebé vai desenvolver-se ao seu próprio ritmo. A maioria dos bebés atinge certas metas por volta da mesma idade, mas não é raro um bebé “normal” saudável atrasar-se em algumas áreas e adiantar-se noutras. 

Estas metas são apenas guidelines. O seu médico assistente vai sempre avaliar o desenvolvimento do bebé em cada consulta. Não esquecer que deve sempre falar com o médico se achar que o desenvolvimento do seu bebé está atrasado! 

Se o seu bebé nasceu prematuro (antes das 37 semanas de gestação), deve olhar-se para as metas de desenvolvimento de forma um pouco diferente. A idade a que é esperado que o seu bebé atinja estas metas é baseada na data provável do parto e não na data em que nasceu. Portanto se o seu bebé nasceu dois meses antes do tempo, é provável que atinja as metas dois meses depois do esperado. 

Listamos aqui 3 metas de desenvolvimento a que deve estar atenta:

1. Um bebé recém-nascido tem um controlo limitado do seu próprio corpo e precisa sempre que lhe suportem a cabeça.

2. Vai notar que ele faz o gesto de mamar sempre que está com fome. O seu reflexo de engolir ajuda a controlar o ritmo a que a comida desce pela sua pequenina garganta. E com o horário de alimentação bem preenchido, vai dar bom uso a esse talento natural de mamar.

3. Ao princípio, o seu bebé agarra tudo o que é colocado ao alcance dos seus dedinhos. À medida que os seus reflexos se desenvolvem, ele vai começar a tentar agarrar coisas por vontade própria.