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ácido fólico

Ácido fólico

 

O ácido fólico é uma vitamina especialmente importante desde o primeiro dia da sua gravidez. Para evitar qualquer deficiência, é necessário que tenha uma alimentação variada e equilibrada e prefira alimentos ricos em ácido fólico antes até de ficar grávida. O seu médico pode recomendar a toma de um suplemento em ácido fólico quando decidir engravidar.

Sexta-feira, 26 de Agosto de 2016

Porque é tão importante o ácido fólico?

 

O ácido fólico (também conhecido como vitamina B9 ou folato) é especialmente importante durante os primeiros 2 meses da gravidez. Desempenha um papel crucial na formação e bom funcionamento do sistema nervoso, e intervêm no desenvolvimento das células e na produção dos glóbulos vermelhos. As necessidades de ácido fólico da futura mamã estão aumentadas desde o momento da conceção do bebé devido à expansão dos tecidos maternos (sangue, útero, etc.) e posteriormente durante todo o resto da gravidez, à medida que o feto vai crescendo. É por esta razão que todas as mulheres na idade fértil, e especialmente aquelas que desejam ter um bebé, são aconselhadas a controlar o seu aporte de ácido fólico para que disponham de reservas suficientes para engravidarem.

 

No meu prato…

O aporte recomendado de ácido fólico é de 400 microgramas por dia para uma grávida. Para atingir as suas necessidades deve optar por:

  • Saladas com alface = 25 mcg/50 g, agrião = 47 mcg e espinafres bebés (75).
  • Vegetais de folhas verdes. Um prato de 100g de brócolos = 47 mcg, couves de bruxelas = 55 mcg e couve-flor = 22 mcg.
  • Feijão-frade cozido = 210 mcg/100 g.
  • Grão-de-bico cozido = 100 mcg/100 g.
  • Feijão branco cozido = 42 mcg/100 g.
  • Queijo fermentado e pasteurizado: 2 fatias (60 g) de flamengo = 23 mcg.
  • Fruta: 150 ml sumo de laranja natural = 42 mcg.
  • Nozes e avelãs: 5 unidades = cerca de 10 mcg.

 

Os nossos conselhos práticos

  • No dia-a-dia, é fácil garantir as necessidades em ácido fólico ao consumir algumas miudezas, prato cheio de vegetais verdes, uma salada verde e duas a três peças de fruta (especialmente citrinos). Também deve incluir no menu semanal um bom prato de leguminosas tal como ovos e queijo na sua mesa várias vezes por semana!
  • Mesmo antes de engravidar, lembre-se de preferir alimentos ricos em ácido fólico. Deve também mencionar o seu desejo de engravidar ao seu médico durante a consulta pré-concecional. O seu médico pode recomendar um suplemento em ácido fólico que deve ser iniciado dois meses antes de engravidar e deve ser continuado durante o primeiro trimestre de gravidez. Isto nem sempre é possível, já que a sua gravidez pode não ser planeada ou não pretendia ficar logo grávida.

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