Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Não é membro? Registe-se aqui
Pesquisar
Partilhe MPI List
X
Mãe a ser julgada por outros pais

Seis formas fáceis de lidar com o julgamento de outros pais

Sente-se envergonhada por outras mães ou vítima do julgamento de outras mães? É difícil ser-se mãe pela primeira vez, principalmente se sentir que está a ser alvo das críticas de outros pais. Eis como deve lidar com o julgamento de outros pais, família e amigos, ao mesmo tempo que mostra mais compaixão e deixa de julgar outras mães.

Voltar
  • Pediu-lhes conselhos?


    Se não o fez, pode pôr fim aos mesmos de forma educada. Pode dissuadir conselhos indesejados sobre o bebé ao dizer o que está a fazer pelo seu recém-nascido e reforçar que só quer apoio em vez de opiniões. Obtenha dicas sobre como lidar com perguntas indesejadas sobre amamentação aqui.
  • Escolha a quem faz perguntas sobre o bebé


    Se pediu conselhos e, no entanto, não gostou das respostas que obteve, não os pode culpar por responderem. Pense bem sobre a quem faz determinadas perguntas sobre o bebé. Por exemplo, quando se trata de conselhos sobre a amamentação, aquela amiga próxima que amamentou talvez seja uma melhor opção do que a sua irmã que se decidiu pelo biberão.
  • Confie na intuição materna


    Siga o seu instinto e, no caso de dúvidas sobre conselhos, fale com o seu médico. Isto pode ser particularmente útil se achar que os conselhos de um membro da família são antiquados ou estão desatualizados. Siga a recomendação do seu médico para pôr fim a eventuais opiniões indesejadas. Diga "Bem, na verdade, falei sobre isso com o meu médico e ele aconselhou-me a não o fazer".
  • Está a interpretar mal os conselhos sobre o bebé?


    Isto é especialmente verdade se estiver a comunicar através de mensagens de texto, fóruns online ou publicações nas redes sociais. Devido à ausência de linguagem corporal, inflexão e entoação, as coisas podem facilmente ser mal interpretadas — pode atribuir um significado a uma opinião quando esta pretendia dizer outra coisa. Se não tiver a certeza, peça esclarecimentos sobre o que estão a dizer. Em caso de dúvida, encerre a conversa e confirme do que se trata numa conversa cara-a-cara.
  • Trata-se de um caso clássico em que está a ser envergonhada por outras mães?


    Por vezes, as coisas não são mal interpretadas: julgar e envergonhar as mães /pais é muito frequente no mundo online e ser o alvo das críticas pode ser muito perturbador. Quando as guerreiras do teclado de língua afiada se sentem inseguras nas suas próprias decisões parentais ou sentem ciúmes, raiva ou frustração, tudo se torna desagradável e desnecessário. Se sentir que está a ser envergonhada por outras mães online, não responda. Elimine a sua publicação para evitar que alguém contribua para a conversa e tente não ler mais comentários. Por mais difícil que seja, mantenha esses comentários em perspetiva. São elas que têm o problema, não você.
  • Está a julgar outros pais?


    Por último, dê um passo atrás e pergunte-se se não estará a ser crítica. Nesse caso, está na altura de deixar de julgar outras mães ou pais. Estamos todos a tentar fazer o nosso melhor e todos nós cuidamos dos nossos bebés de forma ligeiramente diferente. É muito mais saudável apoiar outros pais, sejam eles familiares, amigos ou membros de grupos de recém-mamãs.
Pesquisar

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre informação útil para si.

Entre na sua conta!

Beneficie de ferramentas exclusivas e navegue no Programa Educativo.