Programa Educativo de Nutrição
Add this post to favorites

Como acalmar um bebé ao longo da noite

Sabia que? Acordar durante a noite não quer sempre dizer que o seu bebé está com fome.

2min ler Dez 28, 2021

Assim que o seu bebé tenha alguns meses de idade, vai começar a dormir à noite por períodos mais longos e não vai precisar de ser alimentado com tanta frequência como nas primeiras semanas. Se ele continua a acordar frequentemente e a chorar, pode estar incomodado com outra coisa. 

A sua lista de verificação de problemas

Os bebés podem acordar à noite por muitas razões distintas. Não assuma que o choro noturno é sinal de que está com fome, especialmente se o amamentou há pouco tempo. Em vez disso, faça a si mesma estas perguntas:

  • Será que precisa de mudar a fralda? 
  • Estará com demasiado calor, ou frio?
  • Será que precisa de arrotar?

Se lhe parece que o seu bebé precisa de se acalmar, experimente uma massagem relaxante às costas, dar palmadinhas suaves, ou uma canção de embalar tranquila. Evite dar "alimentação de conforto" ao seu bebé até que adormeça, se ele não der sinais de estar com fome. Pode parecer a solução mais fácil na altura, mas se o habituar a comer sempre que acorda, a frequência com que ele desperta à noite vai, na verdade, aumentar.

Ajude o bebé a acalmar-se a si mesmo

Se o seu bebé acorda a chorar e está a mostrar sinais de estar com fome, faça uma sessão de amamentação. Se ele está a acordar à noite pouco depois de ter comido e já tiver excluído as outras causas possíveis (acima), ele pode aprender aos poucos a acalmar-se sozinho até voltar a adormecer. Acordar à noite pode impedir o seu bebé de dormir tempo suficiente, o que, por sua vez, pode afetar a saúde dele. Criar bons hábitos de sono agora pode ajudar a prevenir que desenvolva maus hábitos de sono à medida que cresce.