Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Antes de engravidar, garanta as necessidades em ácido fólico e o ferro!

Antes de engravidar, garanta as necessidades em ácido fólico e o ferro!

 

Eu tomei a decisão de ter um bebé. A minha melhor amiga disse-me que é o momento de garantir as minhas reservas de ácido fólico e ferro… Porque é que estes nutrientes são essenciais? Em que alimentos os posso encontrar? 

Terça, 5 de Abril de 2016

Comer bem antes da gravidez!

 

Durante a gravidez, comer bem é a garantia que o seu bebé vai receber tudo o que precisa. Mas o que as pessoas não costumam saber é que leva algum tempo para se formarem as reservas suficientes, especialmente de ácido fólico e de ferro, que o feto necessita durante os primeiros dias.

 

O ácido fólico é bom para o sistema nervoso do feto…

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é especialmente importante logo desde o início da sua gravidez. À medida que os tecidos maternos (sangue, útero, etc.) expandem, as necessidades nutricionais de ácido fólico aumentam. As necessidades nutricionais estimam-se que seja de 0,4 mg/dia para mulheres grávidas, comparadas com 0,3 mg/dia para a população em geral. O ácido fólico tem um papel crucial na formação e funcionamento do sistema nervoso do feto e também tem um papel importante no desenvolvimento e na produção de glóbulos vermelhos.

Atualmente, a Direção-Geral de Saúde recomenda que todas as mulheres façam suplementação em ácido fólico, pelo menos 2 meses antes de engravidar, e que continuem a suplementação durante o primeiro trimestre ou até ao longo de toda a gravidez. É por isso útil fazer um check-up antes de engravidar. Mas nem tudo é programado e previsível! Se não teve tempo antes de engravidar, não entre em pânico, ok?

Se não tomou ácido fólico antes ou no início da sua gravidez, não se preocupe. Lembre-se que uma alimentação completa, variada e equilibrada permite-lhe satisfazer na totalidade ou em parte as suas necessidades diárias. Os alimentos mais ricos em ácido fólico são:

  • Hortaliças verdes (espinafres, brócolos, espargos, couve, alface, feijão-verde) e outros vegetais como a beterraba e as cenouras;
  • Carnes vermelhas, morcela, fígado de vitela;
  • Miúdos de aves, fígado;
  • Gema de ovo;
  • Leguminosas (feijão, grão, milho, lentilhas, etc.);
  • Fruta (laranja, frutos vermelhos, etc.);
  • Queijo pasteurizados, como Camembert, Ilha, Évora, Flamengo, etc;
  • Cacau.

 

O ferro é importante para transportar oxigénio…

O ferro é com frequência esquecido mas uma em cada quatro mulheres em idade fértil sofre de deficiência de ferro. Esta deficiência é ainda mais fácil de surgir durante a gravidez, já que as necessidades da grávida vão quase duplicar: de 16 mg/dia antes da gravidez para 20 ou 30 mg/dia durante o terceiro trimestre. Daí ser tão importante ter atenção ao seu aporte de ferro antes e depois da conceção!

Porquê? O ferro é o principal constituinte da hemoglobina, permitindo que os glóbulos vermelhos transportem o oxigénio até às células. Este mineral é importante tanto para a mãe como para o bebé, já que o ferro está envolvido no desenvolvimento neurológico do seu embrião.

Não entre em pânico: de forma geral é fácil consumir alimentos ricos em ferro. Os alimentos mais ricos em ferro e com consumo prioritário são:

  • Carnes vermelhas, morcela, fígado de vitela;
  • Leguminosas (grão, lentilhas, etc.);
  • Ovo;
  • Chocolate Preto.

Como posso aumentar a minha absorção do ferro? O truque para favorecer a absorção do ferro é ingerir na mesma refeição vitamina C. Por isso, beneficie das vantagens da fruta fresca à sobremesa, por exemplo com alguns citrinos ou quivi, para ajudar a absorver o ferro!

Para terminar, se as suas análises revelarem que tem uma deficiência grave (ou se é vegetariana ou se está à espera de gémeos, etc.), o seu médico pode prescrever-lhe um suplemento de ferro. 

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
Artigo Comentários

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre ifnromação útil para si.