Que sinais devo procurar?
0 – 4 Meses
- Primeira questão: O seu bebé mama com frequência? O bebé deve mamar de 8 a 12 vezes em 24 horas durante o primeiro mês (de 5 a 7 biberões de cerca de 90 ml cada) e posteriormente de 6 a 8 vezes em 24 horas (ou cerca de 5 biberões de 150ml cada).
- Durante a mamada, os bebés devem engolir de forma frequente, profunda e regular. No caso da amamentação por biberão, observe a tetina do biberão que enche e esvazia quando o bebé engole.
- Durante os primeiros meses, um bebé que está a ser amamentado vai fazer chichi 5 a 6 vezes por dia e os seus intestinos vão funcionar pelo menos cada vez que come. As suas fezes apresentam um aspeto granuloso suave e uma cor amarela clara. A partir do 3º mês, o bebé vai fazer pelo menos 4 vezes chichi e os intestinos vão funcionar uma ou duas vezes por dia.
- No caso de um bebé amamentado por biberão, os seus intestinos vão funcionar cerca de 2 vezes por dia e as fezes apresentam um aspeto mais denso e moldado e uma cor entre o amarelo claro e o castanho claro.
Se o bebé chora pouco, dorme regularmente e de forma tranquila e se mantém acordado antes ou depois de ter comido, quer dizer que está bem alimentado! As curvas de crescimento do peso a altura vão seguir o seu progresso regular.
4 – 6 Meses
Há medida que o seu bebé cresce, as suas necessidades energéticas e nutricionais também aumentam. Assim, o bebé também vai comer mais ao longo do dia. O apetite varia de bebé para bebé, e por isso aqui ficam algumas referências para saber se o seu bebé necessita ou não de comer mais:
- O seu bebé mama 5 a 6 vezes por dia ou toma 5 biberões por dia com 180 a 210 ml de leite infantil adequado. Os seus intestinos funcionam pelo menos 1 vez em cada 24 horas e faz chichi várias vezes.
- Choram quando têm fome ou sede e ao final do dia (“angústias noturnas”), mas conseguem acalmar-se. Não acordam sistematicamente durante a noite.
- As curvas de crescimento do peso e da altura mostram uma progressão regular. Pode começar a dar as papas de cereais sem glúten para bebés nesta idade.
E o seu desenvolvimento psicomotor?
Se o bebé estiver a comer bem, vão desenvolver-se corretamente! Nesta idade, deve ser capaz de agarrar objetos por vontade própria e levá-los à boca. Eles adoram fazer sons com a voz.
6 - 8 Meses
Apesar de aos 6-8 meses iniciar-se a diversificação alimentar, o leite materno e/ou leite infantil continua a ser importante para o seu desenvolvimento físico. Aqui ficam alguns indicadores de que o bebé está a alimentar-se corretamente:
- O seu bebé toma cerca de 3 biberões com cerca de 210 ml de leite infantil adequado por dia (ou o equivalente a 4 a 6 mamadas) e de forma gradual faz 2 refeições por dia mais 1 merenda.
- Faz chichi várias vezes ao dia e os seus intestinos funcionam de forma regular, pelo menos uma vez por dia.
- Bebe o biberão até à última gota: pode ainda ter um pouco de fome. Na próxima toma do biberão experimente preparar mais 30 ml ao biberão, em relação à quantidade que preparou, para ver se o bebé consegue terminá-lo. Se sim acrescente esta quantidade em todos os próximos biberões.
No entanto se tem dúvidas, peça conselho ao profissional de saúde que acompanha o bebé.
O seu bebé ainda não se adaptou à colher? Não se preocupe: Deve continuar a introduzir os novos alimentos sólidos, passo a passo, e se o bebé só petisca os alimentos, complemente as refeições com um biberão de leite. As curvas de crescimento do peso e da altura ajudam a seguir uma progressão regular.
E o seu desenvolvimento psicomotor?
Nesta idade o bebé adora tentar sentar-se, agarra as suas mãos quando você as estende e reconhece as expressões faciais. As caras de pessoas que não conhecem podem assustá-lo.
8 - 12 Meses
Em apenas 12 meses o seu bebé vai duplicar a sua altura e triplicar o seu peso! Quer tenha um apetite enorme ou pequenino, aqui seguem as principais referências a ter em atenção:
- O seu bebé toma 2 biberões de cerca de 250 ml de leite infantil adequado por dia e gradualmente faz 2 refeições completas (almoço e jantar) e mais uma ou duas merendas.
- Faz chichi várias vezes ao dia e os seus intestinos funcionam de forma regular, pelo menos uma vez por dia.
- As curvas de crescimento do peso e da altura seguem uma progressão regular.
Se o bebé ainda acorda regularmente durante a noite: já pensou que pode ter problemas de digestão porque comeu a última refeição ou bebeu o seu biberão demasiado rápido ou porque era demasiada quantidade? Observe-o com atenção nas próximas refeições e comente este tema com o profissional de saúde do bebé.
Parece que o bebé quer comer entre as refeições? Aumente a quantidade de vegetais, frutas ou de cereais e derivados a cada refeição e eventualmente adicione mais 30 ml de leite infantil aos dois biberões. Comece também a introduzir purés com uma textura menos homogénea (vegetais e frutas) o que lhe dará um novo leque de sabores e texturas e contribuíra para uma maior saciedade do bebé.
E o seu desenvolvimento psicomotor?
O seu passamento preferido nesta idade é agarrar objetos, deixá-los cair e vê-la a apanhá-los! Também está a descobrir as alegrias de ser capaz de estar sentado e deitado e começa a gatinhar. Conseguem apontar para as coisas que lhe despertam interesse.
A partir dos 12 Meses
O seu bebé está cada vez mais crescido! No entanto, não come a mesma quantidade que um adulto. De uma forma geral, a alimentação do seu bebé com 12 meses deve consistir em:
- De manhã o bebé toma um biberão de 240 ml de leite infantil adequado.
- O almoço e jantar idealmente devem ser compostos por uma sopa de legumes, prato completo e uma peça de fruta.
- Faz um pequeno lanche a meio-da-tarde e por vezes a meio-da-manhã, se não perturbar o seu apetite para o almoço.
- Aproveite o desejo crescente da criança pela independência para introduzir progressivamente os alimentos em pequenos pedaços.
- Faz chichi várias vezes ao dia e os seus intestinos funcionam de forma regular, pelo menos uma vez por dia.
E o seu desenvolvimento psicomotor?
O seu equilíbrio está a melhorar de dia para dia. Cada vez vai adquirindo mais destreza com as suas mãos. Consegue dizer adeus, fazer movimentos simples com as mãos, agarrar o biberão e começa a empilhar cubos. Consegue ficar de pé agarrando-se aos móveis e/ou consegue gatinhar rapidamente. Diz as primeiras palavras, muitas vezes são mamã e/ou papá, o que o torna muito feliz! As curvas de crescimento do peso e da altura seguem uma progressão regular.
Parece que a sua criança nunca está satisfeita? É normal! Está a atravessar uma fase de intenso crescimento e movimenta-se cada vez mais e mais, até começa a caminhar. E, por isso, tem de compensar todo o gasto energético. Assegure-se que recebe o equilíbrio adequado de vegetais, frutas, cereais e seus derivados e produtos lácteos.
#1 O peso da culpa e o medo de falhar
Registe-se
Entre no nosso clube e receba brindes, ofertas exclusivas e conteúdos personalizados
AMOSTRAS E DESCONTOS
BRINDE DE BOAS-VINDAS
FERRAMENTAS ÚTEIS
INFORMAÇÃO PERSONALIZADA