Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
Como evitar que o meu bebé tenha acidentes?

Como evitar que o meu bebé tenha acidentes?

 

Agora que consegue ir a todo o lado, o meu bebé só quer uma coisa – mexer em tudo que lhe aparece pela frente! Não tem medo de nada. Que precauções devo tomar.

Terça, 24 de Maio de 2016

Segurança do bebé

 

Agache-se até ficar à altura do seu bebé e observe o mundo do ponto de vista dele… as escadas parecem uma montanha para escalar, todos os objetos por perto parecem tesouros para agarrar. Sem ficar paranóica, é claríssimo que o local aparentemente seguro que é o lar, está cheio de potenciais perigos. Haverá sempre um momento em que a sua criança fica sozinha, mesmo que apenas por um momento, de modo que são necessárias algumas precauções.

 

Melhor prevenir do que remediar!

A melhor forma de evitar acidentes domésticos é preveni-los e não há melhor forma de o fazer do que avisar e afastar o bebé dos potenciais perigos. O seu bebé não reconhece os riscos que está disposto a correr, de maneira que só os pais podem ajudar o bebé a reconhecer o perigo. Explique ao seu bebé, por exemplo, a razão porque não deve tocar no ferro de engomar, na lareira ou na porta do forno.

Uma parentalidade responsável é essencial em todos os momentos. Um bebé nunca deve ficar sozinho, seja no banho, na mesa de mudar as fraldas, na cadeirinha de refeições ou no carro… ou até num quarto com uma janela aberta!

Deve pensar sobre equipamentos de segurança específicos que possam ser necessários em sua casa: tampas para tomadas eléctricas, cancelas para escadas, protetores para a porta do forno, protetores de cantos de mesa e mecanismos que impeçam as portas de bater.

 

Prevenir acidentes em cada divisão

A cozinha está cheia de perigos e é o local onde cerca de 25 % dos acidentes domésticos ocorrem. Para prevenir asfixia, ingestão de produtos tóxicos e venenos, deve colocar todos os produtos perigosos fora do alcance da criança, tais como sacos de plástico, produtos de limpeza, facas e remédios.

Quando está a cozinhar, assegure-se sempre que as pegas dos tachos, panelas e frigideiras estão voltadas para a parede e não para fora, ao alcance da criança.

Deve também assegurar-se que a cadeirinha para as refeições do bebé está bem segura e estável, longe do forno e fogão e que o seu bebé tem os cintos da cadeira bem colocados.

No quarto do seu bebé, escolha uma cama ou berço feitos conforme as regras de segurança da União Europeia e não os encha com mais do que um ou dois brinquedos de peluche! Almofadas e cobertas em demasia também são desnecessárias, basta um pijama ou um saco-cama.

Na sala de estar e de jantar, assegure-se que não há pequenos pedaços de comida que o bebé possa ingerir. Evite acender velas e proteja os cantos das mesas e mobília contra os quais o bebé possa esbarrar.

Na casa-de-banho, arrumação é uma prioridade. Terá de ter tudo bem à mão para dar banho e mudar o bebé. Use uma banheira anti-derrapante  e – acima de tudo – nunca deixe o bebé sozinho ou longe da sua vista. O armário dos remédios deve ser colocado bem alto e deve estar sempre trancado.

O jardim: nunca deixe instrumentos de jardinagem ou produtos de jardinagem (pesticidas, herbicidas, adubos) no jardim. Se tem uma piscina, lembre-se que deve estar gradeada.

 

Primeiros socorros

Na eventualidade de nódoas negras, inchaços e feridas, lembre-se de permanecer calma! A maior parte das pequenas lesões podem ser tratadas em casa. Um pouco de desinfectante e/ou de pomada analgésica e um grande beijo, faz com que tudo seja esquecido rapidamente.

Em casos mais graves, ligue para o 112 para pedir conselho sobre a forma de gerir o problema, até que cheguem os serviços de emergência.

Deverá dirigir-se às urgências se:

O corte for profundo, a queimadura extensa e/ou se a cara do bebé for afectada.O seu bebé introduziu alguma coisa no nariz ou engoliu alguma coisa.O seu bebé caiu e bateu com a cabeça, ou está a com um comportamento estranho, ou desmaiou, ou está a vomitar.O seu bebé tiver ingerido remédios ou produtos tóxicos. Independentemente do produto, nunca deve dar nada de beber ao bebé, nem deve fazê-lo vomitar. Contacte o Centro de Informação Antivenenos (CIAV) na página do INEM (http://www.inem.pt/)  e siga os conselhos que lhe derem.

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
Artigo Comentários

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre ifnromação útil para si.