Programa Educativo de Nutrição
Add this post to favorites

Alimentação do bebé até aos 6 meses

Com que frequência o meu bebé vai comer? Conheça as 6 coisas que precisa de saber!

Dez 27, 2021

1. Conte com mudanças de um dia para o outro na alimentação do bebé durante os 6 meses

Cada bebé é único e o que pode ser comportamento típico um dia pode ser diferente no seguinte. Os bebés vão querer comer tantas vezes quantas tiverem fome. Não há um número exato de sessões por dia.

 

2. Não precisa de um horário

Como mãe, vai aprender depressa a reconhecer os sinais de que o seu bebé tem fome e quando os vir, é nessa altura que deve amamentar. Apesar da frequência de amamentação poder diminuir à medida que o bebé fica mais velho, ele pode continuar a não se alimentar com horário fixo. Dê sempre de comer ao seu bebé quando ele mostra que tem fome e pare aos primeiros sinais de que ele está cheio. No primeiro mês, deve acordar o bebé para comer se tiverem passado mais de quatro horas desde a última refeição. Nos cinco meses seguintes, amamente apenas quando o bebé mostra sinais de ter fome.

 

3. Deixe o seu bebé decidir

Estudos demonstram que os bebés que amamentam comem com maior frequência nas primeiras semanas de vida. À medida que crescem, o número de sessões diárias pode diminuir. Regra geral, continuam a consumir a mesma quantidade de leite materno por dia, mas fazem-no num número menor de sessões de amamentação.

 

4. Confie nos instintos do seu bebé para a alimentação até aos 6 meses

Quadro de alimentação do bebé até 6 meses

5. Não o pressione

Se lhe está a dar o seu leite materno extraído num biberão, não pressione o bebé para que acabe o biberão todo. Lembre-se que o seu bebé é desenhado para saber a quantidade que precisa de comer.

 

6. Comece de pequenino

Comece com o tamanho de biberão mais pequeno e, se o seu bebé continuar a parecer que tem fome, acrescente mais um pouco. Desta maneira reduz as probabilidades de lhe dar comida a mais – e desperdiça menos também! Um estudo revelou que bebés de 2 meses que foram alimentados com biberões de 180ml, tinham mais tendência para comer em excesso do que bebés alimentados com biberões de 120ml.

O que fazer ou não durante a alimentação do bebé até 6 meses