Sorry, you need to enable JavaScript to visit this website.
Partilhe Artigo
X
O meu nono mês de gravidez

O meu nono mês de gravidez

 

O meu último período foi há 37-41 semanas o que quer dizer que estou grávida de 35-39 semanas. Mesmo que a data provável do parto ainda não tenha chegado, o bebé pode nascer a qualquer momento. Limito as minhas deslocações e preparo o meu saco para o hospital! A contagem final começou!

Sexta-feira, 22 de Abril de 2016

Estou grávida de 9 meses!

 

Como está a evoluir o meu bebé?

O seu bebé está agora pronto para enfrentar o mundo exterior. Está a pôr-se lindo para a ocasião: a pequena pelugem (ou lanugo) que cobria o seu corpo está a desaparecer e a camada de gordura (vernix caseosa) que protegia a sua pele está a começar a sair... Por debaixo da sua pele, as suas reservas de gordura são agora suficientes para que aguente o tempo entre refeições. O seu bebé está agora bem redondinho!

O circuito coração/pulmão vai começar a funcionar assim que o seu bebé esteja em contacto com o ar exterior: o seu bebé vai assim começar a respirar independentemente, sem o fazer por via da placenta. Durante a última semana, os seus alvéolos pulmonares vão esvaziar-se do líquido amniótico e dilatar, e os bronquíolos vão estender-se.

O bebé vai continuar a mexer-se e a fazer-se notar, mesmo tendo pouco espaço à sua disposição. Um pouco mais de paciência é necessária: será melhor que o seu bebé fique ainda mais algum tempo no seu ambiente quentinho enquanto espera pelo grande dia.

 

Os meus bons hábitos alimentares

Com a data do nascimento do bebé a aproximar-se rapidamente, não é raro ver os níveis de stresse a aumentar. Relaxe e aprecie a sua vida! Procure consumir alimentos ricos em:

  • Magnésio, participa no funcionamento dos músculos e contribui para a manutenção dos ossos e dentes. Está presente em frutos secos, algumas águas minerais, chocolate negro, etc.
  • Vitamina B6, para o funcionamento harmonioso do sistema nervoso. Opte por cereais integrais, levedura de cerveja, nozes e bananas.
  • Ómega 3, ácidos gordos essenciais fornecidos no óleo e sementes de linhaça e em peixe gordo (salmão, atum, sardinhas, carapau, etc.). Não esqueça o prazer em comer (sempre com bom senso, claro!): o prazer provoca a secreção de endorfina, uma hormona que aumenta a sensação de bem-estar e uma certa sensação de euforia.

 

Uma questão de meses: na semana passada ganhei mais de 1 kg, é normal?

No final da gravidez o aumento de peso vai acelerar, e é assim que deve ser. Durante o terceiro trimestre, vai geralmente ganhar mais de 1 kg por mês. Contudo, se de repente está a ganhar mais de 1 Kg por semana deve dizê-lo ao seu médico. Pode estar relacionado com um problema de pressão arterial.

A data provável do nascimento do bebé é na realidade um intervalo de tempo. O nascimento do bebé pode ocorrer nas 2 semanas antes ou até 2 semanas após a data provável. No entanto depois da data provável, o seu médico deve verificar se o seu bebé está bem e pode decidir, no caso de ser necessário, induzir o parto. Coragem que vai tudo correr bem e em breve já tem o seu bebé no seu colo!

Ler mais

Junte-se ao Clube Bebé Nestlé

Ser mãe pode ser um descanso. Inscreva-se no nosso clube e receba informação personalizada para si e para o seu bebé!

  • presenteOfertas Exclusivas
  • newsletterInformação Personalizada
  • amostrasAmostras
  • Programa Educativo de NutriçãoPrograma Educativo de Nutrição

Inscreva-se já!

Saiba mais sobre as suas necessidades nutricionais
Artigo Comentários

Ainda não encontrou
O que procura?

Experimente a nova forma de pesquisar. Nós temos sempre ifnromação útil para si.